Por Anna Gabriela Oliveira
Muitos atletas, além do apoio de colegas e amigos, contam também com a presença dos pais na hora do jogo. Alguns se sentem motivados com a familia na torcida, outros nem tanto.
- Pai vibra com o gol
Julia Gomes, mãe do atleta Nicolau Spadoni, do time de basquete Infantil do Bandeirantes, sempre que possível comparece aos jogos do filho. Ela gosta do esporte e observa os detalhes de cada jogada. Nicolau acha a presença dos pais ótima e diz não se sentir pressionado com eles torcendo.
Já Vânia Fontolan Villa não acompanha apenas sua filha Giovana, mas também as amigas e companheiras de time da menina, como Thaís. A mãe diz que aprendeu a gostar de handebol, que é praticado pelas meninas no Colégio Mazzarello. Ela se sente orgulhosa e vai aos jogos quando pode. As duas garotas concordam que a presença de Vânia motiva a equipe, porém Thaís se sente mais pressionada, enquanto Giovana se sente bem.
Motivando ou pressionando os atletas, a torcida é muito importante para o desenvolver do jogo. Faz barulho, dá força à equipe e é uma certeza de que, com vitória ou derrota, os jogadores estarão sendo esperados no final da partida.