Quando uma notícia começa a se espalhar, é sempre importante conhecer todos os fatos, e buscar fontes de informação confiáveis, como o site do nosso Ministério da Saúde, para poder interpretar de maneira informada as notícias que se publicam. Para isso, aqui estão alguns dados que podem ajudar a esclarecer o que está acontecendo.
O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC, na sigla em inglês) divulgou algumas informações sobre o vírus H1N1, a chamada gripe suína , que está causando preocupação mundial após casos confirmados em México, EUA, Canadá e Espanha.
A análise do vírus sugere que ele tem uma combinação de características das gripes suína, aviária e humana. Essa versão, especificamente, não havia sido descoberta antes pelos cientistas. Mas, felizmente, a conclusão inicial é a de que o vírus se espalha mais facilmente entre os porcos, e o contágio de humano para humano não é tão comum e simples quanto o da gripe comum.
Leia a notícia completa aqui.
Vírus H1N1.
Forma de contágio (extraído do site http://pt.wikipedia.org/wiki/Gripe_su%C3%ADna)
- O vírus da gripe suína tipicamente afeta porcos, não humanos. A maioria dos casos ocorre quando pessoas têm contato com porcos infectados ou objetos contaminados circulando entre pessoas e porcos.
- Porcos podem ser infectados por gripes humanas ou aviárias. Quando um vírus da gripe de diferentes espécies infecta porcos, eles podem se misturar dentro do animal e novos vírus mutantes podem ser criados.
- Porcos podem repassar vírus mutantes de volta para humanos e eles podem ser transmitidos de humanos para humanos. A transmissão entre humanos é mais difícil do que em uma gripe convencional.
- Não há contaminação pelo consumo de carne ou produtos suínos. Cozinhar a carne de porco a 71 graus Celsius mata o vírus da gripe suína.
Para informações diretas do CDC (Center for Disease Control) sobre a gripe, visite http://www.cdc.gov/swineflu/.
Para ver estas informações traduzidas, veja a notícia http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL1099624-5603,00.html.
O que fazer para evitar o contágio?
O CDC (Centro de Prevenção e Controle de Doenças dos EUA) fez algumas recomendações para evitar a doença.
– Cubra seu nariz e boca com um lenço quando tossir ou espirrar. Jogue no lixo o lenço após o uso.
– Lave suas mãos constantemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar. Produtos à base de álcool para limpar as mãos também são efetivos.
– Evite tocar seus olhos, nariz ou boca. Os germes se espalham deste modo.
– Evite contato próximo com pessoas doentes.
– Se você ficar doente, fique em casa e limite o contato com outros, para evitar infectá-los.