A notícia em questão, veiculada pela Gazeta Online, mostra mais um caso de indenização por ofensas no Orkut. Internete, volto a dizer, não é uma “terra sem lei” e é preciso expelicar isso também para as crianças e adolescentes. Não podemos ser omissos, orientar e educar é nossa obrigação, afinal, ninguém nasce sabendo.
“ … Recentemente, a Justiça de Rondônia condenou 19 pais de estudantes a pagar indenizações a um professor de Matemática de Cacoal (500 km de Porto Velho) que, somadas, resultam em R$ 15 mil.
O professor foi alvo de ofensas dos alunos no Orkut. Eles criaram, em 2006, a comunidade virtual “Vamos Comprar uma Calça para o Leitão”, ilustrada com a foto e o nome do professor Juliomar Reis Penna, 33. Na comunidade, dez alunos da oitava série, com idades de 12 a 13 anos, escreveram ofensas, piadas, questionaram notas e ameaçaram o professor.
A internet deixou o mundo muito pequeno e as ofensas que morriam no esquecimento hoje são perpetradas no tempo, provocando conseqüências muitas vezes desastrosas.
Cristina Sleiman