“Os criminosos digitais estão adotando técnicas cada vez mais sofisticadas e audaciosas para propagar as ameaças da web. E a engenharia social tem sido um dos principais métodos utilizados para isso, ao manipular o usuário para realizar ações ou revelar informações confidenciais que possam ser usadas com finalidade criminosa. Essas são algumas das revelações do relatório Resumo e Previsão Semestral de Ameaças para o 1.º semestre de 2008, divulgado recentemente pela Trend Micro, empresa pioneira em segurança de conteúdo e gerenciamento de ameaças na web.”
Fonte: http://www.resellerweb.com.br/voce_informa/interna.asp?cod=1833
A matéria não para por aí, assim como outras pesquisas mostram a tendência para o aumento de crimes cibernéticos. Cada vez mais estamos expostos na internet, mas isto não quer dizer que devemos deixar de usá-la ou ainda impedir os filhos de acessá-la. Pelo contrário, tem também seus benefícios.
O grande desafio é como se prevenir contra os aspectos negativos. Pensemos da seguinte forma, quais os cuidados que devemos ter ao sair de casa? Ao atravessar a rua? Ao dirigir? E muito mais…
Assim devemos pensar e agir para as questões da internet. Quais os cuidados para não ser enganado por emails falsos? Cuidados com meus filhos em comunidades online? Entre outros.
O desafio sempre existirá. O que precisamos é buscar soluções.