Orkut/ My space / Ning/ Classroom 2.0
Minha tarefa era analisar algumas ferramentas entre os chamados “sites de relacionamentos”, dos quais o mais conhecido é o Orkut. Andei também pelo My space (www.myspace.com), Ning (www.ning.com)e pelo Classroom 2.0 (www.classroom20.com).
Entre os pesquisados, o Ning e o Classroom 2.0 estão em inglês, os outros dois têm instruções em português. Mas todos os ambientes são muito “amigáveis”, de fácil utilização e navegação.
Todas funcionam basicamente da mesma forma: após criar o seu login e senha, você deve criar um perfil. A partir desse ponto, você pode se filiar a uma comunidade ou criar alguma. Quanto mais pessoas participarem e compartilharem informações, mais rico o ambiente será. É possível compartilhar informações sobre os mais variados assuntos, bem como fotos e vídeos. Porém um ponto a considerar é a relevância e a qualidade das colaborações. Um exemplo interessante dentro do Ning é a comunidade Café história, destinada a historiadores ou interessados em História.
No que se refere ao uso dessas ferramentas no ensino-aprendizagem, todas poderiam ser aproveitadas, obviamente exigindo a mediação do professor. Em um projeto, por exemplo, o professor poderia colocar ali os materiais que os alunos deveriam ler e solicitar que postassem comentários. Ou fazer uma enquete a respeito de algum assunto, da leitura de um livro. Especificamente no ensino/aprendizagem de língua estrangeira, essas ferramentas proporcionam uma uma excelente possibilidade de desenvolver a habilidade da leitura/escrita. Mas com trabalhos desse tipo, há que se levar em conta questão da correção do que os alunos produzem.
Rosângela
Notícias