Olá!
Meu trabalho foi estudar o Blog Colaborativo “Conhecendo o Flickr”. Esse blog foi criado como parte de um curso para analisar o uso do Flickr em sala de aula. Os autores citaram mais de uma vez o tutorial do próprio Flickr, que realmente é muito bom, simples e fácil, mas não citaram nenhum exemplo de uso em sala de aula. Falaram de Piaget, Paulo Freiro e Pierre Levy mas não chegaram a aplicar a ferramenta.
Sobre o Flickr
O Flickr é uma ferramenta que permite armazenar e compartilhar arquivos fotos. No blog estudado eles dizem que é possível trabalhar com qualquer tipo de arquivo gráfico mas passeando pelo Flickr só vi fotos. A ferramente é fácil de ser usada, as fotos são fáceis de serem armazeadas e podem ser enviadas também por email. Através dela podemos fazer produções como albuns de fotos, cartões, impressões de alta qualidade, livros, apresentação de slides em DVD, etc.
O tutorial ensina tudo isso, e também como criar grupos e gerenciá-los, sendo permitido controlar o nível de privacidade, inclusive para cada foto. Além das tags para poder classificar suas fotos, facilitando assim a busca, também é possível usar mapas para associar as fotos aos locais onde eles foram tiradas e ver fotos tiradas em diversos locais.
Se você tiver curiosidade, entre no site, faça um tour, passeie pelas fotos (algumas são simplesmente maravilhosas), crie sua conta e arrisque colocar uma foto sua (eu ainda não o fiz… minhas fotos ainda são da idade da pedra – em filme – e aí tenho que “escanear”… um dia faço isso ou compro uma câmera digital!).
Flickr e a sala de aula
Em relação ao uso da ferramenta em sala de aula, penso que muitos trabalhos podem explorar o seu potencial. Por exemplo, podemos pensar em usar o Flickr junto com os kits que nossos alunos levam para casa: eles podem fotografar cada etapa do processo, depois montar uma apresentação de slides e disponibilizá-las no site. O trabalho do professor é facilitado uma vez que todos os trabalhos podem estar reunidos dentro de um grupo correspondente a cada turma. O grupo permite que o professor acompanhe o trabalho e como ele é avisado cada vez que um arquivo novo é postado, ele não precisa acessar o email para baixar os arquivos enviados pelos alunos, não precisa entrar no blog individual de cada um, etc. Talvez seja uma ferramenta bastante útil num curso como o SPACE, uma vez que fotografar já faz parte das atividades desenvolvidas pelos alunos. Como a ferramenta possibilita a criação de livros, cartões etc. ela, além de facilitar a administração dos trabalhos pelo professor, facilita a apresentação do resultado dos trabalhos, que podem ser expostos de diversas maneiras.
Numa busca rápida pelo Google sobre o uso do Flickr em Sala de Aula encontrei o blog eProfe, onde o professor utiliza a ferramenta para auxiliar na aprendizagem da Matemática: o projeto consiste em pedir aos alunos que procurem pela Matemática em locais onde geralmente não percebemos sua existência. Os alunos analisam fotos tiradas e postadas por eles no site e, através da função “hotspost”, criam anotações nas imagens mostrando o conceito matemático em questão.
Notícias