Viagem alia estudo e vivência na Amazônia

Publicado em 28/07/09

dsc00162
Alta Floresta (MT) nasceu com o objetivo de integrar a região ainda desocupada ao território nacional, no que ficou conhecido como o movimento de “integrar para não entregar”. Com o passar do tempo a cidade foi crescendo e em 1979 ganhou esse nome, que foi o escolhido em um concurso entre escolas de Cuiabá.

varios-034

A cidade é vista por muitos como uma das vilãs da devastação, mas essa idéia aos pouco foi se transformando para os participantes da Escola da Amazônia (programa da Fundação Ecológica Cristalino), que tem como objetivo a preservação da floresta através da educação ambiental.

Uma turma de alunos do Band, junto dos coordenadores da Escola da Amazônia Edson Grandisoli e Silvio Marchini, da professora Rosiani Telles e do Coordenador do Departamento Cultural, Emerson Pereira, viajaram em julho para o Mato Grosso a fim de conhecer melhor a floresta e seu ecossistema.

varios-046
“O Band foi a primeira escola a abrir as portas para a Escola da Amazônia – isso já há 7 anos – e é a escola que, sem dúvida, mais apoia nossas atividades”, contou Edson Grandisoli, que também é professor de Biologia do Bandeirantes.

dsc00279
“O Colégio participa dos chamados “Workshops sobre Desenvolvimento Socioeconômico e Conservação da Biodiversidade”. Podem fazer parte dessas atividades todos os alunos do Ensino Médio que tiverem o desejo de conhecer a Amazônia dentro de um formato academico e divertido”, concluiu.

dsc00175“No primeiro dia do workshop, conversamos com a Irene Duarte, Secretária do Meio Ambiente da cidade, que nos contou que houve uma redução de 92% nas queimadas e desmatamentos da região, entre 2004 e 2008”, contou Alice Dias, ex-aluna do Band, formada em 2007.

Após dois dias de viagem, o grupo chegou a um hotel localizado no meio da floresta amazônica ainda preservada. “Conversamos com pessoas que moram ali e estão o tempo inteiro vivenciando a natureza”, relatou Rodrigo Reis, aluno do primeiro ano do Colégio.

varios-017O grupo realizou pesquisas e outras atividades envolvendo os elementos do meio ambiente (pecuária,madeireira, piscicultura, artesanato,produtores de castanha). “A viagem superou muito as minhas expectativas pelas atividades realizadas, como entrevistas com pessoas que trabalham em diferentes atividades econômicas da região, observação de animais na floresta e a realização de uma pesquisa científica ao final da viagem”, explicou Alice.

Em meio a todas as tarefas propostas, pesquisas e trilhas, os estudantes também foram a uma torre de observação de mais de cinqüenta metros, que lhes permitiu ter uma visão mais ampla da floresta, além de um céu estrelado, impossível de ser visto na cidade de São Paulo devido à poluição.

dscn5553
Todas as impressões obtidas pelos viajantes foram registradas em um blog com formato de diário de bordo. “Foi bem trabalhoso fazer os textos enquanto estávamos lá, mas é uma lembrança diferente do que fizemos durante a viagem”, comentou a aluna Stephanie Kestelman, do primeiro ano.
O próximo workshop vai acontecer entre os dias 13 e 20 de janeiro de 2010.

dscn5660
Os alunos que já estiverem interessados podem mandar um e-mail para edson@escoladaamazonia.org.

Para acessar o blog, clique aqui.

Para saber mais sobre a Escola da Amazônia, clique aqui.

Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!