Passeio Majestoso

Publicado em 07/06/10

Registro da familia real belga em 16 de outubro de 1920Os reis são figuras que despertam admiração, mistérios e curiosidade. O mesmo se dá para os grandes combatentes em guerras. O que dizer, então de um “Rei Soldado” ou “Rei Heroi”? Pois estes eram dois apelidos do Rei Alberto I, da Bélgica. A visita deste monarca, sua esposa, a rainha Elisabeth, e o príncipe Leopoldo ao Brasil, ocorrida em 1920, é o tema da atual exposição do Museu de Arte Brasileira da Fundação Armando Álvares Penteado. Alunos de 7º e 8º anos do Ensino Fundamental do Colégio Bandeirantes compareceram à mostra, em atividade promovida pelo Departamento Cultural.

A exibição se propõe a transportar o visitante para o Sudeste Brasileiro de 1920, região que sofreu grandes transformações em virtude da expectativa da vinda dos reis belgas. Convidados por Epitácio Pessoa, diplomata enviado à Conferência de Paz de Versalhes e que viria a se tornar Presidente da República, os monarcas aceitaram a proposta com simpatia. Os locais visitados foram preparados para eventos como recepções oficiais e apresentações esportivas e artísticas. O grande entusiasmo com que o rei Alberto e a rainha Elisabeth foram recebidos deveu-se ao fato de serem considerados monarcas modernos e muito terem mobilizado o imaginário de sua época deixando marcas na cultura popular. Essa visita influenciou a moda, a música e a gastronomia do país, tanto que muitas cidades brasileiras lhes rendem homenagens, dando seus nomes a ruas e praças.

A mostra apresenta 54 reproduções fotográficas feitas a partir de originais conservados em coleções brasileiras e principalmente nos arquivos do Palácio Real de Bruxelas. Várias dessas fotografias são de autoria da própria rainha Elisabeth. Serão também apresentadas as 350 imagens, poemas, retratos, reproduções de obras de arte e dedicatórias que o governo brasileiro ofereceu como recordação ao rei de sua visita ao Brasil.
Os alunos se divertiram durante o passeio, que deu a oportunidade de se pensar elementos da história, da geografia e da arte em conjunto. A visita faz parte de uma série de atividades que compõem o Projeto Artes Visuais, de responsabilidade do Departamento Cultural.

Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!

mais de Cultural