Open City prepara aplicativo e ações para receber novos alunos

Publicado em 30/09/13

Em conversa com Juliano Seabra, diretor-geral da Endeavor Brasil que é uma organização que tem como objetivo fortalecer a cultura empreendedora no Brasil, o grupo de alunos do Open City aprendeu que todo empreendedor quer responder a um determinado problema. Foi, então, a partir de um problema identificado em seu entorno que a ideia do projeto da turma surgiu: todos os anos centenas de novos alunos entram no Bandeirantes e levam algum tempo para conhecer e descobrir as inúmeras oportunidades que a escola e o bairro onde ela fica oferecem.

Como resposta para este desafio, os estudantes estão desenvolvendo um aplicativo de celular que vai servir como uma espécie de bússola para cada um dos novos alunos que chegar. Com um leitor de QR Code, os estudantes recém-chegados vão ter nas palmas de suas mãos um app que vai conter informações importantes sobre os mais diversos temas relacionados ao cotidiano na escola.

Haverá nele uma lista com informações de todos os cursos extra-curriculares que a escola oferece, bem como explicações sobre o sistema de avaliação e composição de notas. Em outra aba, o aluno encontrará dicas sobre os principais restaurantes do bairro, onde certamente terá que almoçar nas tardes de integral. Ele vai poder escolher por critérios como preço, tempo de espera e localização.

O app ainda será uma porta de entrada para algumas atividades presenciais de integração. Para aqueles que curtem jogos, haverá um campeonato de games na escola, ótima oportunidade para quem acaba de chegar conhecer outros colegas. Além disso, os novos alunos poderão encontrar Bandies, alunos que já estudavam no colégio e que passarão por uma capacitação para atuar como mentores destes novos.

“O nosso objetivo é facilitar a vida dos alunos novos”, comenta Joyce Pan, aluna do 1º ano. Beatriz Simões, também estudante do 1º ano, complementa a colega dizendo que espera que o projeto seja um sucesso. Ambas fazem parte do Open City, programa que acontece pelo seu terceiro ano consecutivo no Bandeirantes e estimula que alunos desenvolvam um projeto coletivo que impacte a comunidade e tem apoio do Media Lab do MIT (Massachusetts Institute of Technology) e da Universidade de Harvard.

As novidades devem ser lançadas me novembro deste ano e colocadas em prática no início de 2014.

Temas relacionados:
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!