O Band em Foz do Iguaçu

Publicado em 31/05/19

Num final de semana repleto de aprendizado, ciências e diversão, os alunos dos 8.os e 9.os anos do Ensino Fundamental do Band embarcaram diretamente para Foz do Iguaçu. Por meio de vivencias locais, eles puderam não só ampliar suas experiências culturais, mas também o trabalho de análise e síntese sobre as temáticas propostas. A relação entre o ser humano e o ambiente foi um dos focos principais da viagem.

Do Marco das Três Fronteiras até a Usina Hidrelétrica de Itaipu, tudo foi acompanhado de perto pela Professora de Ciências, Renata Magalhães, e por Catarine Nunes, da Coordenadoria Cultural.

Passando pelo Parque das Aves e pelo Macuco Safari, os alunos puderam investigar a Biodiversidade do local, além dos impactos e ações de conservação ambiental que podem ser feitos. Vivenciando o meio e as múltiplas relações, eles tornaram a aprendizagem mais significativa, os conceitos teóricos ultrapassaram as salas de aula e foram vistos, na realidade, pelos estudantes.

A professora de Ciências, Renata Magalhães, destaca que o intuito da viagem é retomar conceitos de biodiversidade e conservação aprendidos pelos alunos em anos anteriores. Além disso, eles também podem discutir a importância de Itaipu para a geração de energia no Brasil e a proximidade geográfica do país com o Paraguai e a Argentina. “Os alunos gostaram muito da viagem, principalmente a ida ao Parque Nacional do Iguaçu e o passeio no Macuco Safari. A experiência é impressionante, pois vamos de barco e passamos bem perto das quedas de água. Foi marcante para eles ver todo aquele volume de agua de perto! ”

A aluna do 8.o ano, Julia Braia, comenta que a viagem foi incrível. Ela pôde fazer novas amizades e aprender sobre a história de Foz do Iguaçu. Segundo ela, o momento mais marcante do passeio foi a visita às Cataratas do Iguaçu, pois todos os alunos foram conversando e discutindo fatos da cidade enquanto tiravam fotos juntos. “Na minha opinião, as viagens que o Band proporciona aos alunos são muito importantes, afinal, nós aprendemos fatos muito interessantes de maneira muito divertida, o conhecimento sai da sala de aula e vem com a gente para a prática. ”, concluiu a aluna.

Temas relacionados: , ,
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!