Encontro direto com a arte

Publicado em 04/06/13

Há treze anos o Bandeirantes leva os estudantes para experiências com as artes plásticas fora do espaço escolar. Dessa vez, o Departamento Cultural e a equipe de Arte propuseram aos alunos do Ensino Fundamental uma visita ao MuBE, Museu Brasileiro de Escultura. Os alunos interessados tiveram a oportunidade de conhecer seu acervo e descobrirem um pouco mais sobre as obras de Marlene Almeida e Maurício de Sousa, com sua exposição comemorativa dos 50 anos da personagem Mônica.

mube_1

“Há sempre um conjunto de coisas que despertam esse interesse em mostrar aos alunos esses ambientes”, comenta Paula da Silva Moraes, professora de Arte. “Conhecer o acervo destes museus, observar sua arquitetura, perceber a aplicação do conteúdo visto em sala na vida real, reconhecer diante da obra as questões propostas pelo artista, enfim, tudo tem como objetivo tornar o hábito de entrar em contato com a arte algo cotidiano ”, explicou.

mube_3

Ganha destaque a dinâmica proposta pela artista Marlene Almeida, que propôs que os alunos tirassem uma foto de si mesmos e só a visualizassem novamente daqui um ano (as fotos tiradas no museu foram disponibilizadas no site e podem ser acessadas pelo link http://educamube.tumblr.com/).

mube_2

O interesse e alegria estavam evidentes nos alunos ao observar a exposição da Turma da Mônica, viajando pelo túnel do tempo de seus 50 anos de histórias em quadrinhos e redescobrindo os queridos personagens e cenários em outras épocas contextos.

mube_5

“Esse projeto tem como objetivo apresentar aos alunos do Ensino Fundamental os principais museus da cidade. A parceria com os professores de Arte tem enriquecido as visitas”, comenta Emerson Bento Pereira, coordenador do Departamento Cultural.

mube_4

Além do MuBE, este o Colégio já levou os alunos do Ensino Fundamental para conhecerem a Pinacoteca e a Bienal. O MIS (Museu da Imagem e do Som) e o MASP (Museu de Arte de São Paulo) estão nos planos de 2013.

Temas relacionados: , ,
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!