Em viagem à Amazônia, alunos aprofundam conhecimentos sobre preservação ambiental

Publicado em 17/07/08

“É necessário buscar um novo modelo de desenvolvimento para a Amazônia que não dependa da derrubada da floresta. Essa consciência tem de começar com educação ambiental dentro das escolas”.

– Carlos Nobre, ClimatologistaRevista National Geographic Brasil, 2007

Em viagem realizada em parceria com programa Escola da Amazônia da ONG Fundação Cristalino, cerca de doze estudantes do Ensino Médio, acompanhados pela professora Denise Curi de Laboratório de Química, tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre a Amazônia por meio de atividades desenvolvidas no centro da floresta e na zona urbana da cidade de Alta Floresta (MT).
Localizado em pleno Arco de Desmatamento, o programa tem como objetivo analisar diversos aspectos da vida da região, desde as principais indústrias e suas consequências ambientais até a típica fauna e flora.
Para isso, foram feitas palestras, entrevistas com diversos moradores de Alta Floresta, trilhas pela mata, entre outras atividades.

Por fim, os estudantes foram estimulados a refletir sobre uma forma de desenvolvimento da Amazônia sem agredir o meio ambiente e também sobre a responsabilidade de cada um em suas respectivas casas.

“Poucos brasileiros têm a oportunidade de conhecer a Amazônia e, mais que isso, estudar a realidade da região com especialistas e professores. É um privilégio que forma pessoas mais conscientes e preparadas”, explicou Edson Grandisoli, coordenador pedagógico do projeto.
Desde 2003, o Band atua em parceria com o projeto Escola da Amazônia, divulgando a viagem e estimulando o envolvimento de professores.
Entenda mais sobre a Escola da Amazônia, aqui.
Confira também algumas fotos da viagem, aqui.
Vídeo produzido pela aluna Sara Izumi
Temas relacionados:
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!

mais de Cultural