Conhecendo a Terra e as Estrelas

Publicado em 29/09/10

O final de semana entre os dias 24 e 26 de setembro foi especial para alunos de 6º e 7º anos do Ensino Fundamental. Nesse período, eles estiveram no acampamento do Grupo Peraltas, na cidade de Brotas (SP), para uma viagem de muita diversão e aprendizado. Gincanas, estudos no planetário e prática de esportes foram os ingredientes principais do passeio.

O objetivo da viagem é ensinar, de uma forma lúdica, conceitos integrados de Geografia e Ciências. Acompanhados pela Profª Sonia Maria Fonseca, os alunos puderam usufruir de um ginásio para as competições esportivas, de uma mini-fazenda que inclusive produz alimentos consumidos no acampamento e das instalações do CEU – Centro de Estudos do Universo – que funciona como um planetário, possibilitando a visualização tridimensional de paisagens cósmicas. Além disso, os estudantes tiveram momentos divertidos de descanso no parque aquático.

Durante os dias de viagem, os alunos tiveram uma programação equilibrada. Na sexta-feira, após o jantar, foram ao CEU para estudar a formação do planeta Terra; em seguida, passaram por atividades de recreação no ginásio. No sábado, realizaram um estudo sobre a visão dos astros que se têm a partir de Brotas e também sobre reconhecimento de rochas, em uma caverna simulada em 360 graus em uma das divisões do CEU, com intervalo para ida à piscina. O domingo foi de competições esportivas na quadra.

A Professora Sonia notou satisfação por parte de todos. “Eles gostaram demais! Aprovaram as atividades, a equipe do acampamento e a preocupação com a alimentação. Além disso, alguns alunos do 6º ano já disseram que pretendem voltar em 2011”, comentou. A professora também revelou que os conteúdos abordados na viagem são semelhantes aos tratados em sala de aula com o 6º ano, e acredita que os conhecimentos adquiridos podem se disseminar entre todos os colegas. “Fiquei surpresa com a tecnologia usada para atrair os alunos. Foi um aprendizado extremamente lúdico e interativo, que deve permanecer na memória para sempre”, finalizou.

Temas relacionados: , , ,
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!

mais de Cultural