BandDebate trata de imigração e diversidade étnica

Publicado em 04/06/08

A quinta edição do BandDebate abordou a questão da influência dos imigrantes na construção de uma identidade sócio-cultural propriamente brasileira.
Descendentes de imigrantes, Rafic Farah, artista premiado no mundo inteiro, e Célia Sakurai, professora da USP e autora do livro “Os japoneses”, foram os convidados especiais que discutiram o tema com os alunos.

Farah, além de falar sobre sua vida e carreira, explicou que em suas obras, seja de design ou arquitetônicas, busca sempre mesclar influências de diversas culturas. Para ele, a maior beleza possível diz respeito à mistura, aspecto base para a construção do Brasil.

Já Célia Sakurai se focou na história dos imigrantes japoneses. A professora narrou as dificuldades enfrentadas pelos recém-chegados no país e processo que resultou no atual status dos descendentes.

“O BandDebate foi uma experiência muito interessante, principalmente, porque possibilitou conversar com um público heterogêneo, com descendentes de diferentes nações. Por isso mesmo, tentei enfatizar a questão da diversidade no Brasil”, explicou Célia.

“Uma das coisas que mais gosto é dialogar, trocar experiências. Em encontros como esses, me esforço ao máximo para fazer com que a garotada aprenda um pouco com o que eu já passei, seguindo ou não o exemplo, mas sempre estimulando a trilhar o próprio caminho”, declarou Rafic.

Temas relacionados:
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!

mais de Cultural