Alunos lançam Sinapse e buscam recursos

Publicado em 08/11/11

O final do ano chega com a conclusão de diversos projetos, mas isso não significa que os alunos ainda têm muito a realizar, e o Open City é um ótimo exemplo disso. Na última quinta- feira, 03 de novembro, os alunos lançaram o projeto Sinapse no site de financiamento coletivo Catarse. No mesmo dia, receberam a visita de representantes do projeto Alconscientes, de Heliópolis.

O projeto Open City surgiu em 2011, de uma parceria entre Colégio Bandeirantes, MIT (Massachusetts Institute of Technology), Universidade de Harvard e BandTec, com a missão de usar a tecnologia para melhorar a qualidade de vida dos moradores de São Paulo, buscando uma cidade mais aberta e participativa. Os alunos ouviram pesquisadores e empreendedores, consultaram as necessidades de seus colegas e chegaram a seu produto final: uma plataforma virtual na qual os usuários podem compartilhar, avaliar e complementar resumos, exercícios e outros materiais de estudo.

Esse é Sinapse, concebido pelos alunos e que conta com colaboração da comunidade Band para sair do papel. O projeto já está finalizado e tem seus primeiros rascunhos de tela, e tem o objetivo de captar 6 mil reais para sua execução, usando o financiamento coletivo. Até o dia 17 de dezembro, as doações podem ser feitas no site Catarse.

E essa não foi a única novidade do Open City, que também recebeu o projeto Alconscientes na quinta-feira. No encontro, foi possível descobrir muitos pontos comuns entre o Sinapse e o projeto de prevenção do uso indevido álcool em Heliópolis. Ambas iniciativas usam a comunicação para mobilizar uma comunidade a fim de melhorar a qualidade de vida dos seus integrantes. Os Jovens Alconscientes usam o espaço da rádio de Heliópolis, primeira rádio comunitária registrada de São Paulo, para falar aos jovens da comunidade sobre os riscos do consumo do álcool, além disso promovem “blitz” entregando panfletos informativos, utilizam o site http://jovensalconscientes.com.br/ para divulgar as atividades e organizam a Balada Black, festa que acontece mensalmente sem a comercialização de nenhum tipo de bebida alcoólica. Contribua com o Sinapse.

Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!