CEU: Centro de Estudos do Universo

Publicado em 22/07/19

Buscando ampliar as experiências dos alunos, a Coordenadoria de Relações Institucionais, Cultural e Marketing e a Equipe de Ciências do Colégio organizaram uma viagem para o Acampamento Peraltas, em Brotas (SP). Os alunos dos 7.os anos do Ensino Fundamental embarcaram para o acampamento e para a Fundação CEU (Centro de Estudos do Universo), um dos mais completos Centros de Ciências da América do Sul, acompanhados de Giovana Alvarenga, professora de Ciências, e Catarine Nunes, da Coordenadoria Cultural.


Os espaços visitados pelos estudantes na Fundação CEU contavam com uma grande estrutura, que possui um planetário digital e um observatório astronômico, entre outras instalações. Na Fundação, eles viram duas apresentações: Geometria Cósmica e Gravidade Zero. A primeira envolve vários temas, desde a história da astronomia até os movimentos do sistema sol-terra-lua, descrevendo os efeitos das estações do ano, das fases da lua e dos eclipses. Já a segunda, apresenta os componentes e funções de alguns foguetes, abordando temas como a conquista do espaço e as consequências sentidas pelo corpo humano fora da Terra.


Os alunos puderam aprender e se aprofundar em conceitos como a Terra, o universo, o meio ambiente e a sociedade. Estudando a astronomia, principalmente, eles observaram a lua, alguns planetas como Saturno e Júpiter, galáxias, constelações e a Via Láctea. As atividades foram intensas com lançamentos de foguete, uma apresentação no planetário, tirolesa, gincanas, taboágua, futebol de sabão e muito mais. Além do contato com os temas acadêmicos e das atividades lúdicas, os alunos também puderam aproveitar e conhecer colegas de outras turmas.

“É gratificante acompanhar os alunos nos acampamentos, pois a interação fora do ambiente escolar reflete positivamente na relação professor-aluno nas aulas. Na minha opinião, o momento mais especial da viagem ao Peraltas foi quando nós nos deitamos no chão para observar o céu estrelado e ficamos conversando até aparecerem estrelas cadentes.”, contou a professora de Ciências, Giovana Alvarenga.


O aluno do 7.o ano, Vinícius Marques, contou que achou a viagem muito interessante porque ele pôde aprender um pouco mais sobre a astronomia, um dos seus assuntos favoritos. “Foi muito legal ver o lançamento do foguete, sua velocidade e simulação de uma decolagem real. Meu momento favorito foi no planetário, durante a noite, quando pudemos ver as estrelas e planetas pelos telescópios. Voltei para casa cheio de novidades para contar, foi uma viagem inesquecível!”, concluiu.

Confira a galeria de fotos aqui.

Temas relacionados: , ,
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!

mais de STEAM

O Band na FEBRACE

Publicado em 14/05/19

100 anos de Bauhaus no STEAM

Publicado em 25/04/19