O STEM no XII ENPEC

Publicado em 05/08/19

O professor de STEAM, STEM e Física do Band, Renato Villar, compareceu ao XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências para apresentar seu artigo sobre o projeto da tabela periódica do Band. O trabalho já é realizado há 5 anos no Colégio pelos alunos dos 9.os anos do Ensino Fundamental. A interdisciplinaridade e a aproximação de conceitos das ciências para a realidade dos alunos são alguns dos principais objetivos do projeto.


Durante as aulas de STEM, os estudantes, divididos em grupos, produzem desenhos e cenas narrativas inspiradas em um dos elementos químicos presentes na tabela periódica. Unindo Ciências, Artes e Português, os alunos aprofundam seus estudos sobre os elementos e criam uma grande tabela, que é tradicionalmente exposta na entrada do Band e conta com uma versão digital.

O projeto já está em seu 5.o ano e é reconhecido nacionalmente. No evento promovido pela Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Renato pôde mostrar o uso da interdisciplinaridade no trabalho e investigar a ideia de aproximação do conteúdo didático para a vida cotidiana dos alunos. “Durante a realização do projeto, os alunos pesquisam sobre os elementos e as suas aplicações no dia a dia. A ideia é que o trabalho possa aproximar a química da realidade de cada um deles por meio da arte e da escrita. ”, completou.

O congresso em que o professor esteve é o maior do Brasil no tema e teve, pela primeira vez, a sua edição na região nordeste, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em Natal. O tema do encontro desse ano foi “Pesquisa em Educação em Ciências: Diferença, Justiça Social e Democracia” e reuniu pesquisadores das áreas de Educação em Biologia, Física, Química e campos correlatos.

“Durante o evento, ocorreram muitas palestras, seminários e mesas. Eu pude trazer várias contribuições do que eu vi lá para o Colégio, como o estudo da história e filosofia da ciência que foi bem comentado por vários participantes e pode se alinhar bem ao que vemos em STEM. O momento de troca foi muito importante. ”, concluiu Renato.

Temas relacionados: ,
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!

mais de STEM