Que marca você quer deixar no Band?

Publicado em 27/09/18

Como projeto de STEAM da 3.a série do Ensino Médio, as alunas Alessandra Wertzner, Gabriela Chou e Ana Silveira criaram o projeto “Lixo Consciente”, mesclando Artes com Ciências. Tudo foi orientado pelos professores Renato Villar, de STEAM e Física, e Lucianne Leigue, de Biotecnologia.


A ideia das aulas de STEAM era que os alunos desenvolvessem uma solução ou intervenção pensando em uma comunidade que tivesse um problema relacionado a uma das ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU.


As alunas optaram por trabalhar com algo presente na escola: o lixo deixado na sala de aula. Dessa forma, elas recolheram, durante um período, em parceria com a manutenção e a limpeza do Band, resíduos das classes para, depois, realizar um levantamento do lixo jogado inapropriadamente.

Assim, as alunas pensaram numa maneira de sensibilizar a escola para o tema e criaram um boneco de arame vazado onde, dentro, colocaram o lixo recolhido. Ele tem sido exibido em diversos cantinhos da escola, deixando, atrás de si, uma pegada de resíduos.


“Queríamos conscientizar as pessoas sobre o espaço público. A escultura chama atenção e te leva a parar para pensar. Aprendi a refletir nos impactos das nossas ações”, contou a aluna Alessandra Wetzner.

“Esse foi um trabalho muito bem conduzido pelas alunas, mostrou o olhar de cada uma. Fiquei muito satisfeito, principalmente pelo engajamento delas”, disse Renato. A professora Lucianne ainda completa que a iniciativa das meninas teve efeito impactante. “Elas uniram Artes e Ciências. Espero que o resultado chame a atenção de outros alunos para que eles olhem mais para o tema”, concluiu ela.

Temas relacionados: , ,
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!

mais de STEAM