Imersão na Ciência: o Band no LIYSF

Publicado em 28/08/19

Um grupo de 13 alunos do Ensino Médio do Band, acompanhado da professora de Química e STEAM, Maria Fernanda Moreira, marcou presença no 61.o Fórum Internacional Científico Juvenil de Londres (LIYSF). O evento é uma das conferências científicas mais antigas do mundo que abriga aproximadamente 500 estudantes de 77 países.


Durante duas semanas, os jovens de 16 a 20 anos ficam imersos no Imperial College para assistir a aulas, demonstrações e palestras que discutem a Ciência. Um dos principais focos esse ano, além de empoderar os jovens na área, foi a comunicação cientifica, e como é possível demonstrar e transmitir projetos através de uma fala simples e geral.


Todos os alunos do Band que participaram da viagem, submeteram trabalhos que realizaram no STEAM para apresentar em estandes no evento. Dentre os mais de 150 projetos apresentados, alguns foram escolhidos para uma exibição em inglês, para cerca de 500 pessoas no auditório principal dias depois. Entre os 10 selecionados, estava o trabalho do aluno da 3.a série do Ensino Médio, Rafael Marin.


​Seu projeto, desenvolvido a partir de uma proposta do STEAM em 2018, tratava de um novo modelo de painéis solares. O trabalho produzia um protótipo de painel móvel que buscava a fonte luminosa mais forte no local e até previa onde estaria o sol, como um girassol. O aluno conta que, nas aulas, ele pôde passar suas ideias para o plano físico porque tinha vários materiais à disposição.


“Apesar de acreditar muito no meu projeto, não esperava ser selecionado para apresentá-lo no auditório. Recebi a notícia pouco tempo antes e foi sensacional. Eles me deram um treinamento bem bacana, um verdadeiro suporte. E a sensação foi única. Essas duas semanas mudaram a minha vida.”, completou Rafael.


Para Maria Fernanda, a presença do Colégio na conferência é muito importante. Grandes nomes da Ciência participam do congresso que é extremamente conhecido e os alunos saem de lá engajados e com muito incentivo. “Foi a minha primeira vez no evento e ele é realmente inesquecível. Vi pessoas da indústria que eu admiro demais e acredito que os alunos tenham tido a mesma vivência. Participar desses momentos com o Colégio e com estudantes tão inspirados é extraordinário.”, concluiu a professora.

Temas relacionados: , ,
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!

mais de STEAM