GEPEM no Band

Publicado em 09/05/19

A Equipe de atendimento do CARE (Comissão de Apoio Racional e Emocional) recebeu, para o seu primeiro encontro do ano, o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral. O GEPEM é uma equipe formada em 2005 que integra pesquisadores de diferentes universidades públicas como USP, Unifesp, Unesp e Unicamp. Eles buscam estudar temáticas do desenvolvimento moral e mantém três linhas de pesquisas que abarcam essa temática da moral.


A ideia do CARE é criar um ambiente mais acolhedor e seguro para os alunos. O cuidado é realizado de estudantes para estudantes. Para dar mais habilidades aos participantes, são feitos encontros de formação constante com diferentes grupos e profissionais da área. A ideia é dar condições possíveis de atendimento a esses alunos.


​Segundo a Orientadora Educacional da 3.a série do Ensino Médio, Renata Lourenço, além da questão da escuta, que foi bem trabalhada no encontro, o GEPEM ainda ofereceu forte embasamento aos alunos, tanto teórico quanto prático. “O dia foi bem informativo e produtivo para os estudantes e para nós. Os valores do CARE, respeito, empatia e confiança, foram reforçados e a equipe de atendimento aprendeu técnicas de condução para várias situações. ”, disse Renata.


​A vinda do GEPEM ao Band foi importante, porque trouxe ferramentas e instrumentos para a atuação dos alunos no Colégio. “Eles chamam a atenção para o tipo de observação que deve ser feita no dia a dia. Além disso, trazem um respaldo teórico fundamental aos alunos que, junto às orientadoras, pensam na melhor forma de ação. ”, contou a Orientadora de Projetos, Marina Schwarz. Para ela, a reunião mostrou que existe um estudo sendo feito e que a melhor forma de pensar as estratégias é falando com especialistas.


​O primeiro encontro do ano aconteceu em um sábado com a presença de muito alunos. A motivação e vontade desses estudantes de fazer parte da rede de apoio é impressionante. “Eles se percebem como parte de um todo. A união desse grupo, a canalização da vontade de ajudar e todos os encontros da formação acompanhada levam o projeto para frente. ”, concluiu Marina.

Temas relacionados: ,
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!

mais de Sem categoria

GEPEM no Band

Publicado em 09/05/19