Discutindo sobre valores e educação, o psicólogo, filósofo e professor da Fundação Dom Cabral, José Ernesto Bologna, veio ao Band conversar com professores e funcionários sobre seu mais recente livro “O deputado ou o cinismo”, levando todos à reflexão. O autor já é conhecido de longa data do Colégio, onde presta consultoria, sempre marcando presença para orientar educadores.

bologna3

O livro mergulha nas questões morais da sociedade brasileira. Para isso, Bologna narra a história de um deputado cínico que é levado para uma caverna onde participa de um experimento psicológico. Questiona-se assim, de maneira filosófica, a forma como o cinismo – agir de forma incoerente com os próprios valores – é banalizado e usado de maneira corriqueira atualmente.

bologna2

Dialogando com a educação, Bologna explicou que o ato de educar tem uma função importante na questão: avisar ao jovem o perigo que o cinismo representa na sociedade. Assim, os presentes dialogaram sobre como educar atualmente, trazendo momentos do dia-a-dia e dúvidas.

bologna1

“O Bologna abordou muitas relações pessoais. Percebi que o professor precisa ter seus próprios valores muito bem enraizados em si mesmo para conseguir estabelecer uma troca com o aluno. Eles percebem quando há coerência nas ações do professor, e é só assim que podemos orienta-los”, comentou a professora de Educação Física, Daniela Godoi.