Com o objetivo de ampliar o repertório dos alunos do Ensino Médio e estimular a reflexão de temas diversos a partir da exibição de filmes, o Band deu início ao “doc.B”. O novo projeto foi feito em parceria com o cultural, a coordenadora de Língua Portuguesa Susana Vaz Húngaro e o professor e vice presidente do Colégio Bandeirantes Hubert Alquéres e consiste na exibição de um filme seguido de debate entre alunos, professores e um convidado.

sully_1                Prof. Ricardo, jornalista Eduardo e a Prof.a Susana

A primeira edição aconteceu no último dia 27 e apresentou “Sully, o Herói do Rio Hudson”. A história verídica é sobre o piloto Chesley Sullenberger que, em 2009, após ter as turbinas de seu avião seriamente danificadas por uma revoada de pássaros, se vê na posição de realizar um pouso forçado em pleno rio Hudson.

sully_3                Prof. Ricardo Salgado

Para discutir os dilemas vividos pelo personagem e as relações feitas a partir do filme, estiveram presentes o professor de filosofia do Colégio, Ricardo Salgado, e o jornalista Eduardo Oinegue, que se formou no Bandeirantes em 1981 e hoje é colunista da BandNews.

sully_2                aluno formado em 1981 e jornalista Eduardo Oinegue

Para a coordenadora de Língua Portuguesa, Susana Vaz Húngaro, o projeto é uma boa oportunidade para que os alunos se apropriem de um repertório diverso, em uma situação fora da sala de aula. “ A pedido deles, decidimos inclusive apresentar temas de redação relacionados aos assuntos discutidos, como uma forma de exercitar a assimilação entre o repertório e o texto”, contou.

sully_5

A aluna da 3.a série, Luisa Pires, gostou da experiência. “O projeto diversifica a forma como a gente obtêm referências. Ajuda bastante ouvir dois pontos de vista distintos, ou seja, modos coerentes mas diversos de interpretar uma mesma situação”.

O próximo “doc.B” acontecerá no dia 12 de maio com o filme “Uma noite em 67”, de Renato Terra e Ricardo Calil.