O Diretor Vice-Presidente do Bandeirantes, Hubert Alquéres, tomou posse da cadeira número 29 da Academia Paulista de Educação cujo patrono é Geraldo Horácio de Paula Souza, médico, sanitarista e fundador da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo.

Prof. Hubert                Prof. Hubert

A cerimônia de posse ocorreu no Colégio e contou com a presença de uma plateia de educadores, jornalistas, políticos e personalidades da área da cultura. Os anfitriões do evento foram Mauro de Salles Aguiar, diretor-presidente do Bandeirantes, e Reinaldo Polito, presidente da APE.

O professor Hubert tem relevantes serviços prestados à educação e cultura no nosso país nos últimos 30 anos. Estudou e foi professor de Física no Colégio onde criou o Departamento Cultural e, mais tarde, Diretor Vice-Presidente, cargo que ocupa até hoje. Foi Secretário Adjunto na Secretaria de Estado da Educação de São Paulo durante o governo Mario Covas, presidente da Imprensa Oficial do Estado e atualmente também é membro do Conselho Estadual de Educação de São Paulo e Vice-Presidente na Câmara Brasileira do Livro.

Em seu discurso, o professor destacou os desafios enfrentados na área da educação. “Nosso desafio é duplo: zerar o passivo do século vinte e ingressar na agenda educacional do século vinte e um, para não perdemos, mais uma vez, o bonde da história”, disse ele.
Alertou ainda para o impacto na educação das intensas transformações que ocorrem em escala mundial: “Cada vez mais a sociedade e o mercado de trabalho exigem cidadãos e profissionais com espírito de liderança, cooperativos e dotados de espírito crítico. Só é possível formá-los em um ambiente de liberdade, tolerância, de respeito ao contraditório e à diversidade”.

“Sim, nosso oxigênio é a liberdade. Liberdade de Cátedra, liberdade de expressão, liberdade de pesquisar, liberdade de ensinar, liberdade científica”, concluiu.

 

Confira as presenças no evento:

José Serra, Senador e ex-governador de São Paulo; Arnaldo Madeira, Samuel Moreira e Floriano Pesaro, deputados federais; Andrea Matarazzo, ex-embaixador do Brasil na Itália; Carlos Bezerra, deputado estadual; Emanoel Araujo, artista e diretor do Museu Afro Brasil; Rubens Ewald Filho, crítico de cinema; Mona Dorf, Lu Fernandes, Tiberio Canuto, Roger Ferreira, Ana Maria Cerqueira Leite, jornalistas; Martha Mellinger, atriz; Fernando Picinini, publicitário; Adroaldo Moura da Silva, André Portela Souza, Eduardo Andrade de Carvalho e Francisco Vidal Luna, economistas.

Ex-alunos ilustres do Bandeirantes também marcaram presença como o médico Raul Cutait, o ex-governador de São Paulo Alberto Goldman ou o atual Secretário Municipal de Educação, Alexandre Schneider.

O Conselho Nacional de Educação esteve representado pelo conselheiro Antonio Carbonari Netto.

Educadores brasileiros, entre os quais diversos membros da Academia Paulista de Educação e do Conselho Estadual de Educação, também estiveram presentes: Rose Neubauer, Guiomar Namo de Mello, Bernardete Gatti, Francisco José Carbonari, Márcia Lígia Guidin, Wander Soares, Reinaldo Polito, Francisco Cordão, Amim Aur, Nacim, Fabio Romeu de Carvalho, Flávio Fava de Moraes, Fredric M. Litto, João Gualberto de Carvalho Meneses, Iraíde Marques de Freitas Barreiro, Jacintho Del Vecchio Junior, Loretana Paolieri Pancera, Marcio Cardim, Maria Auxiliadora Alvergaria de Ravelli, Maria Elisa Ehrhardt Carbonari, Martin Grossmann, Nacim Chieco, Neide Cruz, Sonia Penin, Walter Vicioni Gonçalves.

Do Bandeirantes estiveram presentes o Diretor Presidente do Colégio, Mauro de Salles Aguiar, o Diretor de Operações, Eduardo Tambor, a Diretora Pedagógica, Mayra Ivanoff e a Gerente de Planejamento Estratégico, Helena de Salles Aguiar. Os Coordenadores Susana Vaz, Rosemeire da Silva, Márcia Abdo, Maria Estela Zanini e Ricardo Aguirre também marcaram presença, além do Professor Ivan Stancati e de Catarine Nunes e Vanessa Crepaldi, do Departamento Cultural.

Bernardo Gurbanov, presidente da Associação Nacional de Livrarias. Fernanda Garcia, diretora-executiva, Luciano Dias Monteiro e Vitor Tavares da Silva Filho, todos da Câmara Brasileira do Livro.

Cleide Bauab Eid Bochixio, secretária adjunta da Secretaria Estadual de Educaçao.

Edison Simoni da FECAP e Irmã Piscila Rossetto e Irmã Teresa do Colégio Nossa Senhora Aparecida.

Confira a galeria de imagens clicando aqui.