01. Como é feita a segurança na Escola?
Mantemos um especializado serviço de segurança nas portarias e nos arredores da Escola, inclusive fazendo acompanhamento nos trajetos mais utilizados pelos alunos.

02. Como é realizado o vestibulinho?
O vestibulinho é realizado nas dependências do Colégio Bandeirantes no mês de outubro. As inscrições começam em agosto. Tem duração de 4 horas e é composto de questões escritas de Português, Inglês e Matemática.

03. Qual o número de candidatos por vaga no vestibulinho?
O processo seletivo diversificado, constituído pela aplicação do exame de seleção, pela análise do histórico escolar e pela avaliação dos candidatos provenientes das escolas conveniadas, tem apresentado uma proporção mínima de dois candidatos por vaga.

04. Como proceder para conhecer o Colégio?
Estamos abertos a visitas durante todo o ano de 2.a a 6.a feira, das 8h às 18h.

05. Como são formadas as turmas no Colégio?

  • 6.os anos do Ensino Fundamental: agrupamos pelas características das escolas de origem dos alunos.
  • 7.os anos do Ensino Fundamental: os alunos dos 6.os anos anteriores são reagrupados nos 7.os, formando turmas homogêneas quanto às médias das salas (com base na média global do ano anterior). Internamente, as salas são constituídas por alunos com desempenho heterogêneo, favorecendo o relacionamento entre diferentes perfis e disseminando o interesse por diversas habilidades e competências, devido à diversidade.
  • 8.os e 9.os anos do Ensino Fundamental: as salas dos 7os. anos (turmas) são mantidas até o final (9.os anos) do Ensino Fundamental.
  • Turmas novas dos 7.os, 8.os e 9.os anos do Ensino Fundamental: os alunos ingressantes nestas séries são agrupados em turmas de alunos novos, próprias para facilitar a adaptação à nova Escola.
  • Ensino Médio: nas 1.as séries do Ensino Médio, o agrupamento tem como referência o resultado do exame vestibulinho ou o resultado acadêmico do ano anterior para os nossos alunos e para aqueles de escolas conveniadas. Dessa forma, atendemos a diversidade entre as turmas com estratégias diferenciadas e adequadas às necessidades individuais específicas dos alunos, favorecendo o desenvolvimento de um conteúdo único, comum para todas as turmas.

Ao término da 1.a série, os alunos optam pelas áreas de Biológicas, Exatas ou Humanas com base nas aptidões, interesses e orientações recebidas. As turmas dos 2.os e 3.os anos do Ensino Médio continuam referenciadas nas médias globais do ano anterior.

06. Como são tratados assuntos polêmicos, drogas, sexualidade, etc.?
O Colégio está muito atento a esta problemática. O assunto é tratado em CPG (Convivência em Processo de Grupo) – um projeto curricular desenvolvido em uma aula semanal do 6.o ano (5.a série) do Ensino Fundamental à 1.a série do Ensino Médio, por uma equipe interdisciplinar especialmente capacitada.

07. É exigido o uso de uniformes?
O uniforme é necessário apenas para a prática de Educação Física.

08. O Colégio oferece serviço de transporte escolar?
Não. Nossos alunos têm utilizado serviços de transportadores autônomos.

09. Os alunos podem sair da Escola desacompanhados?
Para os alunos do Ensino Fundamental, só é possível sair com autorização do responsável e ratificação da Escola.
Para os alunos do Ensino Médio é possível sair nos intervalos de aula.

10. Quais as atividades esportivas desenvolvidas na Escola?
Treinamentos e Iniciação Esportiva (basquetebol, futsal, handebol, voleibol, tênis de mesa e xadrez), Olimpíadas Internas, participação em campeonatos escolares externos e organização do InterBand – Torneio Intercolegial do Colégio Bandeirantes.

11. Quais as atividades extracurriculares?
O Colégio trabalha com um grande número de atividades relacionadas à preparação básica para o trabalho, contemporaneidade, transversalidade e cidadania. As atividades estão subdivididas em Cursos extracurriculares, Projetos Especiais Curriculares e Programas especiais extracurriculares, que podem ser modificados e atualizados de acordo com o projeto pedagógico anual.
Algumas destas propostas de trabalho estão descritas na seção “Inovações Pedagógicas”.

12. Quais as matérias que fazem parte do currículo do aluno?
Os componentes curriculares, além da forma prevista no quadro curricular podem ser desdobrados em decorrência da natureza dos conteúdos e ampliados conforme o interesse do aluno. Para maiores informações agende um encontro com um de nossos professores. Telefone: 5087 3500.

13. Quais os serviços oferecidos pela Escola?
Citamos abaixo alguns dos serviços oferecidos pelo Colégio, para maiores informações agende um encontro com a área de interesse ou com a Direção. Telefone: 5087 3500.

  • Departamento médico.
  • Biblioteca exemplar com diversas mídias disponíveis.
  • Coordenadorias de área com plantão de atendimento.
  • Coordenação pedagógica.
  • Convivência e Processo de Grupo – trabalho sistemático em sala de aula de prevenção às drogas e de orientação sexual.
  • Orientação educacional.
  • Departamento de Orientação para Vestibulares (Processos seletivos para o ensino Superior).
  • Orientação profissional – orientação para o aluno que está em dúvida quanto a carreira a seguir. Programação de palestras com profissionais e visitas às faculdades.
  • Departamento de Atividades Culturais com pré-estreias e ingressos de cinema, teatro, visita aos museus e exposições, acantonamentos, viagens de estudo do meio, curso livre de teatro, debates, etc.
  • Departamento de Assuntos Internacionais – planejamento e execução das atividades internacionais do Colégio e orientação sobre cursos no exterior.
  • Esportes – basquetebol, futsal, handebol, voleibol, tênis de mesa e xadrez.
  • Plantão de dúvidas.
  • Aulas de reforço e recuperação contínua.
  • Turmas reduzidas nas aulas de laboratório.
  • Atividades Net Educacionais.
  • Cantina.
  • Segurança externa e interna.
  • Conta de e-mail para o aluno e a família.
  • Intraband e Internet.

14. Qual a metodologia utilizada pela Escola?
O Colégio busca na cultura dos métodos e práticas pedagógicas, elaborar um projeto de ensino adequado para sua clientela escolar, sem alinhar-se, exclusivamente, com uma única metodologia clássica.

15. Qual é o projeto pedagógico da Escola?
Desenvolver equilibradamente processos educacionais de informação e formação para estimular o exercício da liderança e habilitar o educando a atuar na sociedade com senso crítico, iniciativa, criatividade, independência e responsabilidade social.

16. Qual o número de alunos por classe?
No Ensino Fundamental a média para o 6.o ano é de 33 alunos, para o 7.o ano é de 30; para o 8.o ano é de 35 e para o 9.o ano (8.a série) é de 36 alunos.
No Ensino Médio, a média é de 45 alunos.