O trabalho do Projeto Soluções em Embu das Artes

Publicado em 12/11/19

Repleto de empreendedorismo, o Projeto Soluções foi criado por alunos do Band, com a ideia de ajudar uma comunidade a partir da resolução de problemas. Tudo é acompanhado de perto pelo Coordenador de Ciências da Natureza e Química, Ricardo Almeida.


Durante esse ano, os alunos estiveram em contato com a ONG “Reflexões da Liberdade” que atua em Embu das Artes. A partir da troca com representantes do projeto e estudantes da Escola Estadual Eduardo Vaz, os alunos do Band, em parceria com o “Instituto Jatobás”, passaram a trabalhar em propostas para agregar ao projeto e à comunidade local.

 


Entrevistando os moradores da região sobre quais eram os problemas que eles enxergavam por ali, os 5 grupos de alunos do projeto trabalharam um ano inteiro pensando em soluções. Durante um dia, várias atividades foram realizadas na escola, como grafitti, jardinagem e orientações de primeiros socorros e nutrição, por exemplo. “Os participantes buscaram melhorar o espaço da escola e valorizar o lugar onde passam tanto tempo. O trabalho de criação e conversa com os estudantes foi longo. Nós fomos lá, eles vieram aqui e muitas foram as ideias pensadas para ajudar a escola e a comunidade.”, contou um dos coordenadores do Projeto Soluções, Vinicius Esteves, aluno da 3.a série do Ensino Médio.

No sábado de atividades, cerca de 300 pessoas foram até a escola participar do evento. O projeto, segundo o outro coordenador, Philip Aizenstein, da 2.a série do Ensino Médio, traz um grande e importante choque cultural para os participantes. “Entramos em contato com realidades que são diferentes das nossas e podemos criar coisas que ajudam outras pessoas. A imersão e vontade dos participantes é o ponto alto do Projeto Soluções.”, ressaltou.


No ano que vem, querem dar maior enfoque para temas como a liderança e trabalho em grupo, além de aumentar o tempo de aplicação dos projetos.


“Há uma entrega e dedicação de todos os participantes. Sem dúvida, essa parceria dos alunos e das organizações resultou num conjunto de soluções para os problemas apontados pela turma do Embu. Muito orgulho do grupo”, concluiu Ricardo Almeida.

Temas relacionados: , ,
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!