Introdução

Publicado em 25/10/08

O Programa Cidadania tem como objetivo oferecer aos alunos diferentes cenários de estudo para que ele possa protagonizar seu processo de aprendizagem, ou seja, ao lado da formação acadêmica, construir sua identidade social doando seu tempo e conhecimento á comunidade. Desta forma através da atuação voluntária e profissional, estamos inserindo nossos alunos em diversas realidades sociais e incentivando-os a um compromisso concreto com causas sociais.

Segundo definição das Nações Unidas, “o voluntário é o jovem ou o adulto que, devido a seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem estar social, ou outros campos…”

Gestos voluntários, claro, não são novos. Doa-se tempo, trabalho e talento em favor dos outros, desde que o homem existe. Novidade é considerar este tipo de trabalho como uma participação responsável e dinâmica. O que incentivamos é que nossos alunos sejam protagonistas nesta iniciativa de melhoria da qualidade de vida em comum, contribuindo de forma profissional, criativa e ética, motivado somente pelos valores de solidariedade e engajamento social.

Estamos cientes que voluntariado não é só o trabalho assistencial de apoio aos grupos mais vulneráveis da população, mas que inclui múltiplas iniciativas nas áreas de cultura, defesa de direitos, meio ambiente, esporte, lazer e outras. Assim, nosso desafio é despertar e levar nossos alunos a universos cada vez mais amplos.

Não se deve esquecer, contudo, o potencial transformador que essas atitudes representam para o crescimento interior do próprio indivíduo, trazendo abertura para novas experiências, oportunidade de aprendizado, prazer de se sentir útil, criação de novos vínculos de pertencimento e afirmação do sentido comunitário. Assim sendo teremos um espaço neste blog para que nossos voluntários deixem registradas suas vivências.


Logotipo criado pelo aluno Alessandro, 2H1

Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto a Band é legal!

mais de Introdução

Introdução

Publicado em 25/10/08

Carta aos voluntários

Publicado em 12/10/08