De rabiscos à Matemática: alunos publicam artigo científico

Publicado em 31/10/18

Determinados a resolver um problema usando pura Matemática, os alunos da 3.a série do Ensino Médio, Caio Krakauer e Bruno Mariz, escreveram o artigo científico, “Zigues, zagues, zeros e uns”, que foi publicado na revista “Professor de Matemática”. Tudo foi acompanhado de perto pelo Coordenador de Matemática, Carlos Oliveira.

Tudo começou com o vídeo “Doodling in Math Class: DRAGONS”, do canal “Vihart”, do Youtube. Nele, a apresentadora brinca com linhas e rabiscos que, na verdade, representam padrões de sequências que acabaram por despertar a curiosidade dos alunos. Assim, eles buscaram por uma fórmula na qual pudessem determinar o caminho que seria feito pelas linhas.

Para isso, transformaram os “zigues” e “zagues” do desenho nos números um e zero, chegando a um código binário. “O desafio estava em achar o padrão usando números decimais”, destacou Caio. Com o mistério solucionado, o artigo foi escrito após sugestão do Coordenador Oliveira.

“Para mim, foi algo realizador”, contou Bruno. “Nós ficamos felizes. Ver seu nome ali dá um sentimento de importância. Foi minha maior conquista do ano”, contou Caio ressaltando ainda a importância da ajuda de Oliveira durante o processo.

“Isso se chama aprendizagem significativa. Eles mobilizaram os próprios conhecimentos para resolver uma situação”, contou Oliveira. Apesar disso, ele destaca que o mais interessante foi a curiosidade dos alunos. “Eu não pedi que eles fizessem isso, não valia nota. Foi tudo por conta do gosto pessoal deles. Essa é a parte mais legal”, concluiu ele.

Confira abaixo o vídeo que inspirou tudo isso:

Temas relacionados:
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!

mais de O aluno Band