Alunas são destaque no Technovation

Publicado em 11/05/15

Alunas do Colégio se destacaram no Technovation Challege Brasil, uma competição voltada para meninas, que promove o empreendedorismo na área de tecnologia. O campeonato tem como objetivo desenvolver um aplicativo que aborde um problema da comunidade.

tech3

Foram inscritos 3 grupos de Ensino Médio e 1 de Fundamental para a seleção regional, que ocorreu na última semana de abril no Centro Cultural Vergueiro, onde todos os participantes se reuniram e montaram stands para apresentar suas respectivas ideias. Após avaliados por diversos juízes, 10 grupos foram selecionados para fazer uma apresentação oral (pitch) de 4 min, de onde saiu no grupo vencedor.

tech2

Dentre todos os concorrentes, o selecionado para representar o Brasil na final da América Latina foi a equipe composta pelas alunas Isabela Baptista, Isabela Portinari, Isadora Marchesini, Maíra Romero e Mariana Yumi. A proposta das vencedoras consiste em um aplicativo, chamado Civit, em que o cidadão pode fazer denúncias sobre os problemas da cidade, como por exemplo, árvores caídas e buracos no asfalto.

tech1

“O objetivo dele é melhorar a comunicação entre a prefeitura (ou órgão responsável) e o cidadão, sendo de um jeito fácil e divertido através do qual pessoas comuns poderiam reclamar a respeito de problemas infraestuturais da cidade diretamente para o encarregado de resolvê-los”, explicou Isabela Baptista. “Pensamos nele ao percebermos como a burocracia para denunciar problemas era gigante e como isso era prejudicial para o bom funcionamento de nossa cidade (e de várias outras)”, finalizou.

Já os outros grupos tiveram como projetos um app para alfabetizar adultos, o Babu, idealizado pelas meninas da 2.a série, Alexia Finkelstein, Amanda Caam, Ana Clara Parga Nina, Flavia Vazzolla e Maria Clara Parga Nina e outro para mapear as atividades de lazer em São Paulo, o APPCESS, feito pelas alunas Cindy Tabuse, Isabelle Ueda, Melissa Tsuzuki e Victoria Moribe, da 3.a série.

O desenvolvimento do trabalho com as meninas do Ensino Médio foi orientado pela professora de Química, Carolina Zambrana e coordenado pelo professor Ricardo Almeida e Cristiana Mattos, de Química e Laboratório de Biologia, respectivamente. A final ocorrerá entre junho e julho e se as garotas passarem, elas representarão o Brasil na fase mundial, em São Francisco, EUA.

Confira o vídeo promocional do civit:

Temas relacionados: , , ,
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!

mais de Empreendedorismo