Em reflexão sobre a existência, o Band recebeu o filósofo Luiz Felipe Pondé para conversa com alunos, professores e funcionários sobre o livro de sua autoria, “Marketing existencial – A Produção de Bens de Significado no Mundo Contemporâneo”. Provocando e estimulando o pensamento, Pondé trouxe temas relevantes do dia a dia, pensando na filosofia contemporânea de uma forma acessível.

ponde1

O Marketing Existencial, de acordo com o pensador, se trata de um assunto atual: a tentativa de vender significados para a vida. Assim, a convite do Diretor Presidente do Band, Mauro de Salles Aguiar, feita durante o evento “Fronteiras do Pensamento”, Pondé veio ao Colégio numa conversa de alto nível onde a reflexão acerca de novas ideias foi intensa. “Estamos trazendo para dentro da escola os melhores pensadores brasileiros e internacionais. Pondé e a sua palestra no Band estão dentro do conceito de inserir a comunidade no pensamento contemporâneo de ponta”, comentou Mauro.

ponde2

O Coordenador de Arte, Filosofia e Sociologia, Régis Lima, destacou a importância do diálogo entre diferentes pensamentos dentro da escola. “A Filosofia não foi feita para o consenso. Ao exercitar o diálogo, o debate e a arte da convivência, nos tornamos mais éticos. Ajuda os alunos a ter uma noção deles mesmos levando em conta o outro”, explicou ele.

ponde3

“Trazer uma pessoa com opiniões divergentes é fundamental para que aprendamos a respeitar outros pontos de vista e entender mais sobre outras formas de analisar criticamente os problemas contemporâneos da nossa sociedade”, contou o aluno da 3.a série do Ensino Médio, Sérgio Nascimento.

ponde4

Ricardo Aguirre (Coordenador de Relações Institucionais, Marketing e Cultural), Hubert Alquéres (Diretor Vice – Presidente), Pondé, Mauro de Salles Aguiar (Diretor Presidente) e Régis Lima (Coordenador de Arte, Filosofia e Sociologia).

Além disso, conversas ricas como essa promovem o aumento do repertório a respeito de questões importantes da atualidade.

“Na adolescência é importante tocar nesses assuntos já que eles estão começando a lidar com o sentido da vida e a fazer grandes escolhas”, comentou o prof. Régis que ainda citou a reformulação do ensino de Filosofia e Sociologia no Colégio. As disciplinas agora são pautadas por assuntos da vida dos alunos que surgem durante as rodas de diálogo, nas aulas de CPG.

Confira a palestra completa abaixo!