Vitória por escrito

Publicado em 01/11/13

Para treinar a argumentação, a escrita para o vestibular e ainda entrar em contato com produções de colegas, a equipe de Redação das 3as séries do Ensino Médio promove anualmente o Festival Dissertativo. As alunas Anna Luisa Dutra, Cassia Oliveira e Stepanhi Caroline da Silva, foram as vencedoras deste ano.

festival_dissertativo_2013

O Festival Dissertativo, que ocorre anualmente entre os alunos do 3.o ano, convida os participantes a escrever sobre o que quiserem e como quiserem: a ideia é abrir espaço para alunos que gostam da escrita, são criativos e querem compartilhar seus textos.

Cassia Oliveira, da 3E1, segunda colocada na competição deste ano, conta que o Festival foi uma ótima oportunidade de praticar a escrita de um gênero que é longamente abordado no vestibular. “Adorei a possibilidade de poder escrever sobre assuntos que me interessam e expressar minha opinião sem estar limitada a um tema já proposto. Não esperava ser premiada. Todos os textos finalistas eram muito bons, fiquei muito surpresa e feliz com a resultado”, disse.

“Eu sempre gostei muito de escrever e participar do Festival fez com que eu, mesmo nessa correria toda de terceiro ano, disponibilizasse tempo para algo que adoro fazer”, explicou a aluna Stephani Caroline da Silva, da 3E2, que alcançou a primeira colocação.

Stephani contou que o tema de sua redação custou a ser criado, “Estava tão acostumada a fazer dissertações com propostas de redação já definidas que quando tive a oportunidade de escolher o tema, dentre tantos, encontrei certa dificuldade. Eu pensei em três assuntos, mas consegui desenvolver apenas um, que foi o que eu mandei”.

Já Anna Luisa Bonoldi Dutra, da 3H3, terceira colocada, conta que viu no Festival a oportunidade de expor sua opinião sobre um tema polêmico. “Achei que escrever sobre a eutanásia foi algo um tanto arriscado, mas ao mesmo tempo me permitiu explorar mais o tema”. “De qualquer forma, participar do concurso de mostrar minha opinião sobre um assunto polêmico foi uma experiência nova e muito interessante!”, completou.

Temas relacionados: , ,
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!

mais de Linguagens e códigos