Uma viagem pelo mundo dos orixás com Reginaldo Prandi

Publicado em 11/09/19

Em agosto, o Band recebeu o sociólogo, professor e escritor brasileiro, Reginaldo Prandi, para uma palestra. O autor escreveu o livro “Aimó: uma viagem pelo mundo dos orixás”, que foi trabalhado com os alunos dos 9.os anos do Ensino Fundamental do Colégio no 3.o bimestre. Em uma conversa sobre a mitologia africana, ele pôde contar um pouco sobre a sua carreira, tirar dúvidas dos alunos e levar todos a uma cultura diferente por algumas horas.


As aulas de Português desse bimestre tiveram a mitologia como tema principal. Tanto a mitologia grega quanto a africana foram abordadas e, para isso, o livro de Reginaldo foi utilizado. Nele, o autor conta diversos mitos africanos, entre eles Iemanjá, Xangô, Ogum e a própria Aimó.


“Esse é o primeiro ano que trabalhamos o livro e foi uma oportunidade única ter a presença de Reginaldo aqui.  Ele conversou bastante com os alunos, que acabaram criando uma proximidade ainda maior com o livro, pois viram seu processo de criação. O autor contou sobre suas pesquisas e todo o processo até a obra final.”, contou Angelly Gouveia, professora de Português do Band.


Além da conversa, ele ainda tirou algumas dúvidas dos alunos. “O contato com o escritor foi muito legal. O conhecimento que ele traz da mitologia africana é denso. Há muitas coisas da cultura brasileira que vêm da cultura africana. O estudo do livro e as aulas sobre o tema são importantes para os alunos terem esse conhecimento e verem essas conexões.”, concluiu Carolina Canelo, professora de Português do Colégio.

Temas relacionados: , ,
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!

mais de Linguagens e códigos