Surge PALAVRARTE, o blog de Português

Publicado em 29/04/13

Há algum tempo, os professores de Português do Colégio Bandeirantes vêm sentindo necessidade e vontade de divulgar, para além da sala de aula, os textos, projetos e atividades que compartilham com seus alunos.

blog_portuguesAgora a comunidade Band poderá ter acesso a esse universo por meio de um blog (http://portugues.colband.net.br/ ). No nome – Palavrarte – encontra-se o elemento fundamentador do curso de Português do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º do Médio: a palavra, em sua dimensão sonora, estrutural, semântica, comunicativa e social, sem perder de vista seu alcance artístico. Nesse sentido, o blog valoriza a palavra não só como representação, mas também como criação e expressão da subjetividade, ao conceber espaço para os alunos divulgarem manifestações pessoais e espontâneas. “Todos os anos, vários alunos nos procuram para mostrar textos que escrevem, dos mais variados gêneros. Achamos que era hora de criar uma forma de divulgar essa produção, que costuma ser surpreendente”, afirma a professora Marise Hansen.

Não só os alunos, mas também os professores e funcionários podem ter seus textos publicados. E o projeto vai além: “Como nos cadernos de um jornal, há seções para todos os gostos”, informa a professora Cátia Luciana Pereira. Em “Prata da casa” estão as produções da comunidade Band e as atividades realizadas pela equipe de Português relacionadas ao universo da língua e da literatura. “Literatudo” abriga vida e obra de escritores clássicos e contemporâneos. “Pelo mundo afora” divulga eventos de Língua Portuguesa como congressos, saraus, feiras de livros. Para os usos criativos e os problemáticos da língua nos diversos gêneros textuais, têm-se, respectivamente, “Com arte & manha” e “Mordendo a própria língua”. E como a palavra de ordem também pode ser diversão, em “Decifra-me ou devoro-te” há desafios, jogos e diferentes curiosidades que envolvem a “última flor do Lácio”, como diria o poeta.

E o blog não surge sozinho: com ele foi construída uma página no Facebook (https://www.facebook.com/Palavrarte). “Durante as nossas conversas a respeito do blog, percebemos a importância de se estabelecer uma ligação entre ele e as
redes sociais, especialmente pela agilidade de comunicação que elas proporcionam, inclusive com os ex-alunos, já que muitos deles mantêm contatos conosco pelo Facebook”, explica a professora Lenira Buscato. Assim, o Palavrarte não se limita apenas ao colégio e a seus funcionários, alunos e professores. Os ex-alunos do Band também terão espaço para publicação e interação. A ex-aluna do colégio e estagiária de português, Michelle Miranda, comemora o surgimento do blog por achar que os alunos sempre sentiram falta de um espaço onde pudessem divulgar textos e por acreditar que, para os ex-alunos, será uma forma de estar em contato com o colégio e diminuir as saudades.

Na avaliação da coordenadora de Português, Susana Vaz Húngaro, o blog “foi uma maneira que encontramos de aproximar o corpo docente dos alunos e funcionários do Colégio, informando o que acontece no Departamento e incentivando a divulgação de produções textuais dos mais diversos gêneros. Espero que nosso blog seja mais uma oportunidade, dentro do ambiente escolar, para as pessoas refletirem sobre a Língua e expressarem-se por meio da ‘palavra-arte’.”

Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto a Band é legal!