Setembro: Eventos Especiais sobre Dom Quixote

Publicado em 19/09/12

 

Imagem retirada do blog: Simultaneidades(Divulgação de uma exposição de Rogério Dias). 

 

Em homenagem ao aniversário de Cervantes, o mês de Setembro está repleto de atrações que nos mostram um pouco de sua obra mais conhecida: Dom Quixote De La Mancha.

Especialmente neste mês acontecerão vários eventos que incluem apresentações teatrais, shows, mostra de cinema e mesa redonda, todos destinados aos interessados em saber mais sobre essa importante obra cervantina.

Esta significativa homenagem acontecerá durante o mês de Setembro em algumas bibliotecas públicas(BP) de São Paulo e diferentes especialistas no assunto participarão de alguns destes eventos.

TEATRO INFANTOJUVENIL

DOM QUIXOTE- O Cavaleiro Sonhador (Núcleo Trecos e Cacarecos)

Dentro desta incomum adaptação da obra de Cervantes é possível encontrar brinquedos e livros que ganham vida e se transformam em personagens que contam a  história do singular cavaleiro.

APRESENTAÇÃO: BP Belmonte, Zona Sul no dia 22 de Setembro, 11h.

DOM QUIXOTE PARA CRIANÇAS (Núcleo Conspiração em Contos. Adaptação e Dir: Solange Dias. Com Cássio Castelan e Márcio Ribeiro.)

A inspiração desta versão infantil são os principais valores que Dom Quixote possuía e entre eles estão a humildade e a justiça.

APRESENTAÇÕES: BP Chácara do Castelo, Zona Sul no dia 20 de Setembro, 10h.

BP Camila Cerqueira César, Zona Oeste no dia 22, 14h.

Bosque da Leitura Parque do Carmo, Zona Leste no dia 23, 14h.

BP Afonso Schmidt, Zona Norte no dia 25, 14h.

BP Jamil Almansur Haddad, Zona Leste no dia 27, 10h.

SHOW

DOM QUIXOTE XOTE XOTE- Com Gereba Barreto (voz e violão), Bombarda (acordeão) e Cássia Maria (percussão).

Neste show, Gereba, cantor e compositor baiano, procura aproximar o mundo mítico de Quixote ao mundo poético musical nordestino. No show conhecemos xotes, baiões, cocos, arrasta-pé e emboladas, composições que são inspiradas no livro de Cervantes.

APRESENTAÇÕES: BP Cassiano Ricardo, Zona Leste no dia 21, 18h30.

BP Belmonte, Zona Sul no dia 26, 19h.

 

CINEMA

Filme: Honra de Cavaleiro (Honor de Cavallería, Espanha, 2006, 103min.) Dir: Albert Serra. Com Lluís Carbó, Lluís Serrat, Jaume Badia e outros.

Em campos espanhóis, Dom Quixote e seu escudeiro vagam em busca de aventuras.

As apresentações acontecerão na Biblioteca Pública Viriato Corrêa, dia 28, 16h e também no dia 30, 18h.

Filme: Dom Quixote (Don Kikhout, URSS, 1957, 111min). Dir: Grigori Kozintsev. Com Nikolai Cherkasov, Lyudmila Kasyanova, Serafina Birman e outros.

Após ler muitos livros de cavalaria, homem pensa ser o cavaleiro Dom Quixote e sai com sua mula para realizar atos de valentia.

As apresentações acontecerão na Biblioteca Pública Viriato Corrêa, dia 28, 18h e também no dia 29, 16h.

Filme: Dom Quixote de Orson Welles (Orson Welles’s “Don Quixote”, Espanha, 1992, 116 min). Dir: Orson Welles. Com Orson Welles, Akim Tamiroff, Francisco Reiguera e outros.

Pela Espanha de 1960, Quixote e Sancho viajam revelando pessoas, tradições, etc.

Apresentação única na Biblioteca Pública Viriato Corrêa, no dia 29, 18h. Após a sessão, os espectadores terão a oportunidade de participar de uma palestra com Rodrigo Petrônio(escritor e professor da Casa do Saber e da Faap) sobre as adaptações de “Dom Quixote” para o cinema.

MESA REDONDA 

No dia do aniversário de Cervantes, acontecerá uma mesa-redonda com diferentes especialistas na obra do autor. Nesse evento, os participantes farão pontes, mostrando as ligações existentes entre a obra mais conhecida de Cervantes e diversas artes e épocas explorando a correspondência da obra com a vida de seu autor e de seus leitores. 

O encontro acontecerá no dia 29, último sábado do mês, na BP Viriato Corrêa, 15h.

Fonte: EM CARTAZ- Guia da secretaria municipal de cultura, Setembro 2012, n°61.

 

 

 

 

Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!