Texto-modelo aula 2: ENEM 2018

Publicado em 26/03/19

O Lucas Furlan, da 3G, elaborou um texto bastante ilustrativo para a proposta de redação do ENEM 2018 na aula de Linguísticos 3. Para argumentar sobre o efeito, sofrido pelo internauta, do controle de dados na internet, ele aproxima a situação atual à realidade por que passa Dom Quixote, protagonista do famoso romance de mesmo nome. Com esse artifício, o texto ganha capacidade crítica e persuasão. De quebra, o Lucas elabora uma proposta de intervenção objetiva mas completa, além de coerente com seus argumentos.

Eis o texto. Boa leitura!

 

Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet

 

Por Lucas Soubihe Furlan, 3G

 

Não há como negar que a internet, desde sua invenção, tem trazido inúmeras vantagens para o ser humano. É possível, em proporções maiores do que nunca, comunicar-se com alguém em qualquer lugar do planeta, interagir com diferentes culturas e propagar pensamentos ao redor do globo. A ideia de ter um constante acesso a novas opiniões é magnífica, afinal, a seleção natural desenhou os humanos para mudanças. Porém, lamentavelmente, existem diversos algoritmos na rede que estreitam tal liberdade de pensamento, o que dificulta o entendimento do que é deliberação e conveniência.

Em 2016 no Brasil, segundo o IBGE, 67,7% das pessoas de 10 anos ou mais de idade utilizaram a internet, não surpreendentemente. A grande massa da população brasileira conecta-se todos os dias, tanto para enviar e receber mensagens de texto e assistir a vídeos, séries e filmes como para conversar por chamada de voz ou vídeo. Isto posto, chega-se ao grande problema da web: a manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet.

O efeito de um vasto “cardápio” de opções selecionadas para o utilizador já era pauta no século XVII, quando Miguel de Cervantes escreve Don Quixote. O personagem principal, um castelhano que perdeu sua razão quando leu muitos romances de cavalaria, passa a querer imitar seus heróis, ao projetar-se no corpo e alma deles. Por não ter lido outros tipos de obras literárias, Quixote não tem outra visão de mundo que não a dele, e não consegue ser bem-sucedido na vida. Da mesma forma, o internauta atual torna-se refém de seu mundo conhecido, sofrendo manipulação sem se dar conta.

Tendo isso em vista, é de incomensurável importância haver mudanças nas condições atuais do uso da internet como principal fonte de informações, visando a uma futura população com mais liberdade de pensamento, e menos restrições na maneira como entende o meio em que vivem. Para tanto, é mister que o Ministério da Educação tenha projetos de conscientização da população, com o objetivo de melhorar a noção crítica das pessoas em relação às fontes de pesquisa de informações.

Temas relacionados: , , ,
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!