Texto-modelo aula 10 – ELin3: Bianca Duarte, 3A

Publicado em 16/10/18

A Bianca, da 3A, fez um ótimo texto sobre um tema bem complexo, apresentado na aula 10 de Estudos Linguísticos 3: “O que é mais importante, o mito ou a verdade?”. Em um texto multilateral, a Bianca mostra a importância do mito como elemento fundador de valores universais da humanidade e, por outro lado, o papel da verdade na ampliação do conhecimento sobre o mundo. O resultado: um texto bastante convincente – e também agradável de se ler!

Parabéns, Bianca, e boa leitura a todos!

 

O mito na sociedade

Bianca Duarte, 3A

 

A loira do banheiro. O bicho-papão. Esses são alguns mitos que permearam a infância de muitos. Foram essas narrativas que ensinaram parte dos valores morais da sociedade, além de guiarem as ações do coletivo. Por isso, é de extrema importância a existência dessas fantasias. Entretanto, é necessária também a valorização da verdade, para não vivermos apenas em um mundo de histórias.

Nos dias de hoje, os mitos podem exercer três funções, porém a mais importante é a de organizar as relações sociais e definir um sistema complexo de proibições e permissões. Um célebre exemplo é a história de Édipo, presente de forma similar à tragédia grega em inúmeras sociedades como condenação do ato do incesto e que, na narrativa, gera castigos ao protagonista. A pena paga pelas personagens causa intimidação à sociedade e cria, assim, um valor moral a ser seguido. Além disso, essas narrativas podem trazer esperança e conforto a quem lê, dependendo do desfecho da história. Por isso, o mito é muito importante para a manutenção de comportamentos e sentimentos na sociedade.

Por outro lado, a crença desmedida nos mitos também é prejudicial, nos casos em que leva a sociedade a viver em um mundo fantasioso e ditado por inúmeros valores morais, fundamentados em tantas histórias hiperbolizadas. É nesse contexto que aparece a importância da verdade, já que esta é usada ponderando fatos concretos e cotidianos. Um exemplo é a desmistificação de crenças antigas, como a de que existiam monstros no mar. Atualmente, é fato que isso era apenas uma lenda e a verdade levou ao conhecimento de terras ultramarinas, permitindo a sociedade o esclarecimento de uma fantasia.

Portanto, os mitos são necessários para a manutenção da vida em sociedade pois  ensinam valores únicos à população. Contudo, a verdade também necessita ser valorizada para permitir o avanço e a desmistificação de crenças ultrapassadas.

Temas relacionados: , , ,
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!