Aula 5 – Material de apoio

Publicado em 03/04/19

Na aula 5 de ELin3, produziremos um texto sobre as cotas raciais nas universidades brasileiras. Além da coletânea na apostila, sugerimos alguns conteúdos para se informarem e refletirem mais sobre o tema.

 

O site do MEC traz informações importantes a respeito de como funciona a aplicação do sistema de cotas nas universidades federais brasileiras. Trata-se de uma leitura necessária para desfazer equívocos, como o de que negros de classe média e alta seriam injustamente beneficiados pela lei de cotas.

O documentário Raça humana traz depoimentos de alunos cotistas e não-cotistas da UnB – Universidade de Brasilia – a respeito da implementação, a partir de 2004, das cotas na universidade. O documentário traz à tona pontos de vista divergentes, dá voz a pessoas envolvidas pela medida e a especialistas no assunto. “Raça Humana” foi vencedor da categoria Documentário, na 32ª edição do Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, em 2010.

A reportagem da revista Nova Escola aborda a questão das comissões formadas para comprovar a raça negra de candidatos a concursos públicos. Embora não seja concernente ao processo dos vestibulares das universidades, tais comissões surgiram para lidar com os desafios da aplicação do critério da autodeclaração em sistemas de cotas.

Por fim, a reportagem da Superinteressante traz informações atualizadas sobre discussões presentes no debate sobre o racismo (conceito de raça, racismo reverso, colorismo, etc), a partir de comentários sobre a série Cara gente branca (Dear white people), da Netflix.

 

Boa aula a todos!

 

Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!