PLEGARIA MUDA: Doris Salcedo

Publicado em 01/02/13

Até dia 03 de Março, na Pinacoteca do Estado de São Paulo temos a exposição “Plegaria Muda” da colombiana Doris Salcedo.

Essa exposição exibida pela primeira vez no Brasil nos mostra um audacioso projeto da artista que é composto por 120 mesas de madeira que representam diferentes tamanhos de caixões funerários. Toda essa representação se associa com episódios de violência política com uma atenção especial para os traumas pessoais das vítimas. Abaixo temos algumas palavras da artista sobre sua obra:

“(…). A repetição implacável e obsessiva do túmulo enfatiza a dolorosa repetição destas mortes desnecessárias, além de enfatizar o seu caráter traumático, considerado irrelevante pela maioria da população. Ao individualizar a experiência traumática através da repetição, espero que esta obra consiga, de alguma forma, evocar e restituir a cada morte a sua verdadeira dimensão, permitindo assim o retorno à esfera do humano destas vidas dessacralizadas.”

Aproveite essa oportunidade e conheça um pouco dessa exposição que está na Estação Pinacoteca.

Retirado de: http://www.pinacoteca.org.br/pinacoteca-pt/default.aspx?c=exposicoes&idexp=1166&mn=537&friendly=Exposicao-Doris-Salcedo-–-Plegaria-Muda

Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!