DocB: “A gente”

Publicado em 29/04/19

Com o objetivo de discutir temas atuais e aumentar o repertório dos estudantes, a última sessão do DocB apresentou o filme: “A gente”. A obra de Aly Muritiba trata dos agentes penitenciários, mostrando as condições de trabalho e vida nos presídios do Brasil.

Aly Muritiba e Prof. Pérsio

A partir das temáticas levantadas pelo filme, os alunos puderam dialogar com o professor de História do Band, Pérsio Santiago, e com o próprio Aly, que veio ao Colégio. O diretor do filme já trabalhou como agente penitenciário e, por ter uma rotina de forte pressão, contava com o cinema como atividade alternativa. Nisso, acabou se mantendo na sétima arte e é hoje roteirista da Rede Globo.


Os alunos fizeram perguntas sobre o sistema penitenciário e a produção do documentário em um debate enriquecedor. O filme traz uma perspectiva diferente da usual, segundo a Coordenadora de Português, Susana Vaz Hungaro. “Ali temos a visão do agente penitenciário, que não é muitas vezes mostrada. São maneiras diferentes de ver o mesmo assunto. ”, disse ela.

O debate foi além do documentário. Surgiram perguntas sobre o sistema penitenciário em geral: a questão social e a reinserção do preso, a superlotação e a precariedade, além do crime organizado e facções lá dentro. “A ideia era discutir esse tema com os alunos a partir de uma visão artística e histórica. O nosso objetivo é aumentar o repertório deles e debater temas atuais e importantes como esse. ”, concluiu Susana.

Temas relacionados: ,
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!

mais de Linguagens e códigos