Clube do Livro no Fundamental

Publicado em 12/06/13

Quem lê, ganha tempo e conhecimento. Não há contra-indicações. Mas nem sempre o hábito da leitura está associado ao prazer, sobretudo dentro das exigências dos exames. Visando despertar nos alunos o interesse pela leitura por prazer, há três anos é realizado nos 6.os e 7.os anos, na disciplina de Português, o Clube do Livro, que consiste em um momento de troca de livros entre os próprios alunos. O projeto é organizado pelas professoras Paula Martins e Marlene Pissolito.

clube_do_livro_2013_3Uma vez por semana, nos minutos finais da aula de Português, os alunos ficam livres para explorar os livros trazidos pelos colegas e têm a liberdade de levar o livro que mais os interessar para casa. “O aluno ainda coloca, no livro que vai emprestar, um bilhetinho explicando por que o achou tão interessante e marcante em sua vida”, explica Paula.

clube_do_livro_2013_4Além disso, o aluno ainda leva uma pequena ficha na qual pode avaliar a história contada e ressaltar os pontos que achou mais ou menos interessante, promovendo um diálogo entre os colegas, como comenta a professora Marlene: “Muitas vezes, logo que o livro é devolvido, os que emprestaram correm para ver o que o colega achou, é muito interessante”.

clube_do_livro_2013_1Os alunos que participam acabam descobrindo um gosto pela leitura que antes desconheciam e acabam criando o hábito de “devorar” histórias e aprender com elas. “A atividade não é obrigatória, então vai totalmente do interesse do aluno. Mas mesmo quando não pegam um livro emprestado, eles estão sempre folheando os livros dos colegas, olhando as diferentes histórias”, lembra Susana Vaz Hungaro, coordenadora da disciplina de Português.

clube_do_livro_2013_2Mesmo não sendo cobrados, não são incomuns os casos de alunos que procuram conversar com as professoras a respeito dos livros lidos por meio do Clube do Livro. Demonstrando esse interesse pelas diferentes histórias é possível conhecer um pouco mais sobre o perfil de cada série, os gêneros mais apreciados pela geração e o tipo de narrativa que mais os atrai. Nos últimos tempos, os romances de aventura e mitologia são os mais esperados pelos alunos.

Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!