Band na Flip: Euclides da Cunha

Publicado em 12/08/19

As professoras de Língua Portuguesa Karla Somogyi e Angelly Gouveia participaram, em nome do Bandeirantes, da Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP). Este ano, o evento, que reúne escritoras e escritores do mundo todo para divulgar suas obras e conversar sobre literatura, contou com uma diversidade de mesas, rodas de conversas e autores. Autores esses que, jovens, mulheres, negros e naturais de outros países falantes da língua, nos últimos dois anos, têm ganhado cada vez mais espaço nos eventos oficiais e paralelos da Flip. O escritor brasileiro homenageado pela festa em 2019 foi Euclides da Cunha.

professoras Karla Somogyi e Angelly Gouveia

O intuito da participação do Colégio é a atualização, seja sobre novos autores e suas obras literárias ou ainda sobre novos estudos de autores e obras tradicionais, segundo Karla.

“No evento, tomamos contato com tudo que diz respeito tanto à Literatura especificamente, como também com a língua portuguesa, já que muitos autores vêm de países lusófonos. Conhecer a cultura de países e localidades tão diferentes que falam a mesma língua ajuda a compreender o fenômeno da variação linguística, por exemplo.” completou.

​Para a professora Angelly, que compareceu ao evento pela primeira vez, a experiência foi rica e diversa. Segundo ela, ao reler coisas do passado nos deparamos com o poder de reflexão da literatura e encontramos coisas que ainda ecoam hoje em dia. “Nessa festa, é possível ver o encontro do clássico com o atual. Unimos a diversidade do passado e do presente, tocando também no novo.” concluiu.

São saraus, performances artísticas e declamação de poemas pelas ruas, slams na praça, autores independentes divulgando seus trabalhos, entre outras coisas.

Neste ano, em especial, a também professora de Língua Portuguesa do Band, Cátia Pereira, participou de algumas mesas. Em 2019, ela teve poemas publicados na obra “Cadernos Negros”, uma publicação que reúne autores negros desde a década de 1970. Além das rodas de conversa nas mesas e dos poemas recitados durante a FLIP, Cátia ainda divulgou, no evento, o lançamento de um livro de sua autoria que acontecerá ainda esse ano.

Temas relacionados: ,
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!

mais de Formação