De obras à curadoria: alunos criam a mostra “Basquiarte”

Publicado em 22/05/18

Do zero, alunos da eletiva “Do Ateliê aos Museus”, da 2.a série do Ensino Médio, criaram a exposição “Basquiarte”. Esta foi exposta no Colégio e trouxe produções feitas pelos estudantes a partir de visita à mostra “Jean-Michel Basquiat obras da coleção Mugrabi”, no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB).

A ideia da eletiva é que os alunos estejam sempre em contato com a programação cultural da cidade, visitando diversas exposições e depois usando-as como inspiração para o ateliê.

Para a “Basquiarte”, os alunos produziram obras que representavam o que mais chamou atenção na visita à exposição de Jean-Michel Basquiat e ainda, no verso, escreveram uma frase inspirada no que viram. Depois, os jovens tiveram a tarefa de pensar sobre a curadoria e a expografia da mostra que iriam montar.

Assim, tudo foi pensado pelos alunos: desde a produção até a forma como as obras seriam exibidas. “Hoje eles olham para uma exposição com outros olhos, sabem que houve um recorte. Além disso, eles viram seu trabalho sendo valorizado quando a mostra foi exibida na escola”, destacou o Coordenador de Artes, Filosofia e Sociologia, Régis Lima.

“Foi uma experiência muito cativante ter que tratar de todos os aspectos que fazem parte de uma exposição por conta própria: poder descobrir e explorar qual é a melhor forma de realizar uma certa tarefa e ter liberdade para produzir uma mostra que tenha a nossa cara. Foi, de fato, uma experiência muito prazerosa”, contou a aluna Vanessa Pires, da 2.a série do Ensino Médio.

Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto a Band é legal!