Angola é aqui: Pepetela no Band

Publicado em 26/06/17

Ao conhecer o autor de Mayombe, Pepetela (pseudônimo de Artur Carlos Maurício Pestana dos Santos), os alunos do Ensino Médio se encontraram repletos de perguntas a respeito da vida e luta do escritor que, ainda na década de 60, se juntou ao MPLA (Movimento Popular para a Libertação de Angola). Toda essa experiência foi o que deu vida à obra “Mayombe”.

pepetela_001

Essa foi a segunda vez que Pepetela veio ao Band. Nesta conversa, o foco dos alunos foi descobrir mais sobre a vida do escritor, sua luta na guerrilha para tornar a Angola um país independente e as questões políticas atuais do país. “Foi muito incrível ouvir as histórias que ele tinha para contar. Eu gostei muito que ele falou sobre como a guerra mudou quem ele era, como pessoa. Ouvir alguém que realmente viveu isso foi diferente”, destacou a aluna da 3.a série do Ensino Médio, Júlia Oliveira.

pepetela_004

Em 2016, “Mayombe” representou uma das mais significativas mudanças no vestibular brasileiro: o livro foi adotado para a lista da FUVEST. Esse foi apenas um reflexo das relações já existentes entre a literatura brasileira e a africana.

pepetela_003

“A vinda do Pepetela reforçou esse vínculo. Durante todo momento, o Pepetela deixou claro que estava feliz por saber que estudantes do Brasil, por causa do vestibular, estavam tendo contato com a literatura africana”, contou a Coordenadora de Português, Susana Vaz Húngaro.

pepetela_002

“Eu não tinha muita noção de que o Brasil e a Angola estavam tão integrados. Depois de ouvir o Pepetela falar sobre como os autores brasileiros o inspiraram, me senti muito mais motivada a buscar livros e conhecer a cultura de um país que tem tanta história compartilhada com o nosso”, concluiu a aluna Júlia.

Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!