33º Panorama da Arte Brasileira no MAM SP

Publicado em 17/10/13

Período de 05 de outubro à 19 de outubro.

Formas únicas da continuidade no espaço, esta nova edição da mostra, em cartaz até 15 de dezembro, lança olhar para o próprio museu, sua missão e seu histórico, com obras e projetos de 32 convidados, escolhidos pela curadora Lisette Lagnado e pela curadora-adjunta Ana Maria Maia. Pela primeira vez em 33 edições do Panorama, grupo selecionado integra a participação de arquitetos. Imagine o Museu de Arte Moderna de São Paulo como um híbrido estrutural dele próprio com os MAMs do Rio e da Bahia. Ou o prédio sendo transportado da marquise de Oscar Niemeyer para um corredor suspenso de três quilômetros de extensão sobre o parque Ibirapuera. Ou, quem sabe, migrando de volta ao centro da cidade, seu endereço entre 1949 e 1958. Esses e outros quatro projetos idealizados por escritórios de arquitetura são variações sobre um mesmo desafio, lançado pelo 33º Panorama da Arte Brasileira: uma nova sede para o MAM São Paulo. A mostra abre no dia 05 de outubro, sábado, às 12h. No dia 19 de outubro, o Panorama se estende para vários pontos do centro da cidade. Já nos dias 26 e 30 de outubro e 13 de novembro, no auditório do MAM, serão realizados encontros gratuitos e abertos ao público, com a participação de convidados especiais, como o arquiteto Philippe Rahm.

Encontros com artistas e arquitetos

Durante o Panorama, o auditório do MAM sediará três encontros abertos ao público. No dia 26 de outubro (sábado), a partir das 11h, o tema do debate será Um Novo MAM, por que e para quem?, com as participações de Marcelo Morettin (Andrade e Morettin),  Ângelo Bucci (SPBR), João Sodré (gruposp), Anne Save de Beaurecueil (SUBdV), Lucho Oreggioni e Bernardo Martin (y Arquitectura), Rodrigo Cerviño (Tacoa) e Isadora Guerreiro (Usina). No dia 30 de outubro (quarta-feira), às 19h, o produtor e crítico de arte Jochen Volz e Lígia Nobre, co-curadora da X Bienal de Arquitetura de São Paulo, falarão sobre Pavilhão de Arte. Estudo de caso: Inhotim e Serpentine.  No dia 13 de novembro, às 19h, o arquiteto Philippe Rahm conduzirá a mesa Arquitetura Meteorológica.

MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo

Parque Ibirapuera, portão 3
(Av. Pedro Alvares Cabral, s/n°)
04094-000 São Paulo|SP – Brasil
T +55 11 5085-1300
F +55 11 5549-2342
atendimento@mam.org.br

Acessível para deficientes físicos.

:: Horário
Terça a domingo, 10h – 18h.
Bilheteria até 17h30.

:: Ingresso
R$6,00 e gratuidade aos domingos.
Meia entrada para estudantes, mediante apresentação da carteirinha.
Gratuidade para menores de 10 e maiores de 65 anos, sócios do MAM, funcionários de empresas parceiras, vendedores autônomos do parque Ibirapuera, taxistas, frentistas, agentes ambientais, da CET, da segurança e das estações do Metrô, da Guarda Civil Metropolitana e da Polícia Militar perante comprovação.

Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!