Recorde de alunos para Summer Schools

Publicado em 17/06/13

O preparo para o processo de application para as universidades americanas começa muito antes do último ano da escola: é uma decisão que exige muito planejamento e dedicação por parte do aluno. Para quem sonha em poder estudar no exterior, a inscrição nas chamadas Summer Schools é uma opção interessante e que garante alguns pontos a mais quando consta nos currículos de application.

summer school_2013

No Band, só neste ano, cerca de 30 alunos do Ensino Médio programam suas férias em torno deste tipo de intercâmbio e se preparam para seus cursos em julho em diversas universidade renomadas do país, como Yale, Harvard, Brown e Columbia. Assim como o interesse em universidades no exterior, a inscrição dos alunos em Summer Schools tem crescido bastante nos últimos anos. O programa visa, em primeiro lugar, garantir aos alunos a chance de experimentar o dia a dia no campus: alojados dentro dos próprios dormitórios das universidades, eles frequentam as aulas das mais diversas áreas como universitários, para que possam ter uma base mais forte para escolherem seu curso no futuro. “Não é um curso voltado para estudar o Inglês; a língua é só uma ferramenta para o que eles já vão estudar”, explica José Olavo Amorim, Língua Inglesa e Assuntos Internacionais.

Por atraírem estudantes do mundo inteiro, há um processo de seleção bastante acirrado para selecionar os alunos que constituirão as turmas nos Summer Schools. Quase como um processo de application menor, a seleção avalia as notas dos alunos e conta com cartas de recomendação de professores. Para isso, a escola dá todo o apoio que o aluno precisa, como explica Olavo: “Os alunos fazem tudo aqui dentro da escola, damos todo o apoio. Escrevemos as cartas, preenchemos o que é necessário, fornecemos os históricos em inglês. E, no final, sempre que são admitidos, eles passam aqui só para nos contar. É uma sensação muito boa, pois sabemos o quão gratificante é para o aluno saber que estão indo no caminho certo rumo o que realmente querem”.

Alunos de todas as séries do Ensino Médio estão participando de Summer Schools esse ano. Cassia Oliveira, da 3E1, conseguiu uma bolsa integral para seu programa. “Participarei do Summer Program em Yale pela possibilidade que este oferece de os alunos explorarem áreas novas de interesse e fazerem cursos com ênfase mais prática. Além disso, a experiência de conhecer pessoas de culturas diferentes e viajar sozinha será incrível”, comenta.

No 2.o ano, o aluno Gabriel Barzilai se prepara paralelamente para seus cursos em Harvard, como explica: “Procuro pesquisar mais sobre os temas que serão parte dos cursos que irei realizar, assim como me comunicar o máximo possível com a universidade a fim de esclarecer todas as duvidas que tenho em relação aos cursos”. Por fim, Gabriel Pécora, do 1.o ano, participante assíduo de Summer Schools nos últimos 5 anos, este ano viaja para estudar em Columbia. “Apesar de participar de vários programas antes, eu sempre tive certeza que eu faria faculdade aqui no Brasil até esse ano, quando eu comecei a considerar estudar no exterior. Se eu for pra fora eu pretendo fazer um curso voltado mais pra economia, business”, explicou.

Temas relacionados: , , ,
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!

mais de Blog_Assuntos Internacionais e Inglês