Longwood Medical Area – um tour pelos cantos da Harvard

Publicado em 18/06/19

Hoje vamos fazer um tour pelas duas faculdades de Harvard a que os alunos do programa que estamos fazendo estão associados: Harvard School of Public Health (HSPH ou T.H. Chan) e Harvard Medical School (HMS).

HSPH

Precisamos começar o tour por esse prédio e por sua primeira impressão. Talvez parte do que torne Harvard uma universidade inspiradora e bem-sucedida seja o valor que é dado à pluralidade do mundo e as contribuições que cada cultura e nacionalidade pode oferecer à construção do conhecimento. Seu hall de entrada exibe bandeiras dos países de seus alunos e funcionários e passa uma mensagem clara de diversidade ao pendurar em suas paredes símbolos de causas de minorias e de lutas sociais.

Faculdade de Saúde Pública de Harvard

Dito isso, vamos lá…

A HSPH é a faculdade onde está a maior parte dos laboratórios do programa, como o do Brain. Ela é composta por 3 prédios principais (1, 2 e Kresge). O departamento a qual estamos associados é o de Environmental Health no prédio 1. De forma similar ao que acontece na Pinheiros, além das várias salas de aulas e de reuniões, é na própria faculdade que ficam os laboratórios de pesquisa (onde nós trabalhamos!).

Sala de aula e local de algumas das palestras

Quase todo dia no almoço e, às vezes, no café da manhã, acontecem na HSPH eventos para divulgação de resultados científicos dos trabalhos desenvolvidos por pesquisadores de seus departamentos e palestras sobre temas variados e convidados especialistas no assunto. Foi nesse ambiente que pudemos entrar em contato com temas como saúde da mulher, saúde mental, doenças tropicais, medidas de saúde pública em países africanos, demografia da China, justiça social e coisas ultra específicas de genética e microbiologia.

Outra coisa interessante que conquista qualquer estudante em eventos são as comidinhas (de graça! E quase sempre pizza!). É um espaço onde você se expõe a ideias diferentes e temas pouco familiares. E essa é mais uma das coisas que aprendemos esse ano: a importância de valorizar o conhecimento e sair da zona de conforto. Aprender sobre temas novos pode inclusive ajudar a ter novas visões sobre os temas que você já está acostumado.

Além dos eventos acadêmicos, frequentemente acontece happy hour na Kresge Cafeteria (lanchonete/bandejão da HSPH). Desde que chegamos, já promoveram Winter Party, Spring Party, LGBTQ+ Pride Happy Hour e outras comemorações para integrar alunos, funcionários e pesquisadores da faculdade.

Lanchonete da HSPH – os alunos têm desconto usando a carteirinha

Local onde as pessoas almoçam, conversam e estudam

Logo na entrada da faculdade também temos um espaço super agradável com mesas e cadeiras que fica repleto de alunos. Pelo o que vocês vão perceber, não faltam lugares gostosos para passar o tempo por aqui.

HMS 

O jardim da Harvard Medical School é uma das paisagens mais marcantes de Boston.

Suas cores acompanham as quatro estações do ano. Assim que chegamos, o gramado era um grande tapete branco. No início da primavera, transformou-se em um parque florido. Agora no verão, alunos e funcionários povoam o jardim em almoços, piqueniques e sombrinhas de leitura. Aguardamos ansiosos a surpresa do outono! Ex-alunos do programa contam que Boston passa por uma metamorfose de tons de laranja e amarelo, quando as cores da primavera aos poucos viram os galhos nus do inverno.

Entrada principal da Harvard Medical School

Entrada principal da Harvard Medical School

Dentre os vários prédios que compõem o campus, um dos mais visitados é a Countway Library, uma das maiores bibliotecas de medicina do mundo. Ela abriga uma coleção de livros médicos históricos, peças de anatomia, obras de arte. É praticamente um museu!

Talvez alguns de vocês já tenham ouvido falar na revista New England Journal of Medicine (NEJM). É a mais influente, lida e citada revista médica do mundo! E seus escritórios ficam na Countway!

Countway Library

Uma das entradas da HSPH

Além do NEJM e da parte comum de toda biblioteca, em épocas de prova, sedia atividades como Cão Terapia, cafés e pipocas para os alunos (alô, FMUSP e Band!).

Vanderbilt Hall

 É residência dos alunos da HSPH e da HMS, além de dispor também de academia e quadras. Apesar de não morarmos por lá, temos acesso a esses benefícios.

Nos meses frios, a Vanderbilt é um refúgio para esportes de grupo, aulas de zumba. Dá até para praticar remo nos aparelhos indoors!

Quadra de tênis na Vanderbilt

É claro que o tour poderia ser infinito e minucioso. Nos próximos textos, vamos abordar com mais profundidade os cenários do nosso dia-a-dia, mas para além deles, deixamos aqui um site para tour online: https://campustour.hms.harvard.edu/#UMAP_2014022756162

 

Giovanna e Leonardo

Os alunos formados no Band em 2014, Giovanna Pedreira e Leonardo Pipek, estão tendo uma oportunidade única! Em um programa de intercâmbio da Faculdade de Medicina da USP e da Harvard University, os dois passarão um ano estudando em Boston. Confira o Blog dos estudantes que será atualizado toda semana!

Temas relacionados: ,
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!