Do Band a Harvard: o Center for Vascular Biology Research Annual Retreat

Publicado em 01/10/19

Olá de novo!

Todo ano, o centro de pesquisas em que eu trabalho faz um congresso para apresentação dos projetos em desenvolvimento nos diversos laboratórios que o compõe – Center for Vascular Biology Research Annual Retreat. A maioria dos laboratórios estuda biologia molecular, biologia celular, genética e a transição da pesquisa básica para a prática clínica.

MIT Endicott House, local onde foi o congresso

Pela primeira vez em quinze anos, o laboratório do Dr. Verrier foi convidado para participar. Como o que pesquisamos está mais distante da pesquisa básica, nunca tínhamos sido convidados. Esse ano, com o objetivo de tornar o evento ainda mais abrangente e interconectado, fomos chamados, inclusive, ele foi convidado para fazer uma apresentação sobre nossas pesquisas. Foi uma oportunidade importante para percebermos as muitas semelhanças entre os laboratórios e a possibilidade de construção coletiva de futuros projetos.

Apesar de alguns dos temas apresentados serem específicos de mecanismos moleculares dos quais eu não tenho muita afinidade, foi muito enriquecedor poder participar e aprender tanto com o que há de mais quente e novo dentro do mundo da pesquisa de biologia vascular.

Quando fomos convidadas para participarmos desse congresso, fomos incentivadas a enviarmos nossos posters. Os três foram aprovados! Foi a minha primeira apresentação de pôster da vida! Estava muito nervosa e ansiosa porque não sabia como seria. Treinei com diversas pessoas pedindo opinião e sugestões. Treinei tanto até sentir que estava realmente preparada. Deu tudo certo! A primeira vez que alguém parou e pediu para eu apresentar, estava ainda nervosa e suando, mas depois da terceira vez, estava completamente à vontade.

A sensação de apresentar um trabalho que você fez ao longo do ano, participou dos experimentos, pegou os dados, analisou, construiu gráficos, escreveu o texto e montou o pôster é de uma enorme realização e satisfação. Depois dessa oportunidade, me sinto muito mais preparada para a apresentação de novembro no congresso da American Heart Association!

Giovanna Pedreira

Os alunos formados no Band em 2014, Giovanna Pedreira e Leonardo Pipek, estão tendo uma oportunidade única! Em um programa de intercâmbio da Faculdade de Medicina da USP e da Harvard University, os dois passarão um ano estudando em Boston. Confira o Blog dos estudantes que será atualizado toda semana!

Temas relacionados: ,
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!