Do Band a Harvard: Novos projetos – Lab Brain

Publicado em 22/07/19

Sejam bem-vindos de volta para o Blog do Band a Harvard!

Escrevo esse texto no caminho para Boston depois de passar uma semana de férias com meus amigos em Nova Iorque. Agora nos Estados Unidos é o período de férias escolares, assim como no Brasil. Entretanto, como é verão aqui, as férias duram quase 3 meses.

No meu programa de intercâmbio nós não temos todo esse tempo livre, mas meu orientador nos estimula a tirar alguns dias e aproveitar o verão. Certamente rever meus amigos foi muito gostoso.

Mas falando do tema desse texto… nas semanas antes de viajar, eu terminei a parte experimental do meu projeto que estive falando nos últimos textos e no momento estou começando a escrever e analisar os dados. Essa é uma parte muito importante da pesquisa científica.

Entender os dados que foram obtidos é essencial para chegar na conclusão correta. É muito fácil ser persuadido ao encontrar um resultado fascinante e acabar sendo parcial na análise. Além disso, escrever um artigo científico é completamente diferente de qualquer outra coisa. Temos que tentar ser objetivos e ao mesmo tempo detalhar todo o raciocínio para que outros cientistas possam entender exatamente o que estamos pensando.

Para quem está começando, a melhor forma de conseguir um bom texto é escrever e reescrever. Toda vez que termino uma parte do meu texto eu envio para o meu orientador e ele comenta os pontos que devo mudar. É incrível como a escolha de palavras faz uma grande diferença!

Uma das bibliotecas de Harvard que eu adoro ir para estudar e escrever

Enquanto finalizava meu projeto, acabei me envolvendo com outros trabalhos que estavam acontecendo no laboratório. O primeiro deles está relacionado com a absorção de uma droga para tratamento de câncer pulmonar pela via intravenosa ou intratraqueal. Isso está sendo uma oportunidade ótima para aprender mais sobre bioquímica e os métodos para detecção de uma substância em uma amostra de tecido.

Outro projeto que também estou participando é a análise do impacto na saúde (principalmente no pulmão) da absorção de nanotubos de carbono. Essa substância está presente em vários objetos e ainda não se sabe quais são seus efeitos a longo prazo. Temos, por exemplo, na borracha do pneu dos carros. Toda vez que alguém freia é possível que essas partículas se dispersem pelo ar e acabem no pulmão das pessoas. No momento estamos na fase de injetar essas partículas no pulmão e analisar o estado geral da saúde dos ratos.

Como vocês podem ver, há várias coisas acontecendo ao mesmo tempo. É incrível o quanto tenho aprendido nessas últimas semanas. Agradeço muito aos meus orientadores por todas essas oportunidades.

Vocês estão voltando as aulas agora e é a oportunidade perfeita para se envolverem em novas atividades também. Sempre estejam abertos para novos desafios, tenho certeza que no fim vocês não se arrependerão.

Até a próxima,

Leonardo Pipek

Os alunos formados no Band em 2014, Giovanna Pedreira e Leonardo Pipek, estão tendo uma oportunidade única! Em um programa de intercâmbio da Faculdade de Medicina da USP e da Harvard University, os dois passarão um ano estudando em Boston. Confira o Blog dos estudantes que será atualizado toda semana!

Temas relacionados: , ,
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!