Do Band a Harvard: Harvard vs Dartmouth: um jogo inesquecível

Publicado em 05/11/19

Olá!

Esse final de semana, tive a oportunidade de vivenciar uma das experiências mais adolescente americana que imaginava: fui a um jogo de futebol americano universitário de Harvard vs Dartmouth!


Igualzinho aos filmes, os esportes universitários aqui são levados muito a sério. Alunos entram em boas universidades através dos esportes e, muitos, depois dela, continuam sua carreira como atletas. Os jogos são de alto nível com times quase profissionais.

Harvard e Dartmouth fazem parte da Ivy League, que é um grupo de 8 universidades do nordeste dos EUA que se destacam pelo desempenho acadêmico e esportivo de excelência. Os jogos entre essas universidades sempre são lotados e muito competitivos.

Símbolo da Ivy League: Brown University, Columbia University, Cornell University, Dartmouth College, Harvard University, University of Pennsylvania, Princeton University e Yale University.

O jogo esse sábado aconteceu no Harvard Stadium, parte do imenso complexo esportivo de Harvard. O estacionamento do estádio estava cheio de carros de famílias com crianças brincando, pais fazendo churrasco, pessoas tomando sol aproveitando um restinho de luz antes do inverno que já se anuncia.

Estava ansiosa para o início da partida porque nunca tinha visto jogo de futebol americano, muito menos um jogo universitário! Minhas expectativas eram totalmente baseadas em filmes de sessão da tarde com adolescentes de high school e college jogando futebol. E foi exatamente o que eu tinha imaginado!

Pra começar, os food trucks estavam alinhados na frente do estádio vendendo hot dog (sem batata palha, purê, vinagrete hehe) e pipoca, lojas vendendo artigos de Harvard e absolutamente todo mundo vestindo o uniforme da sua universidade. Durante o jogo (4 tempos de 15 minutos cada), as líderes de torcida ficavam dançando e fazendo acrobacias para animar quem estava assistindo. E é claro, também não podia faltar a banda universitária!


O jogo em si foi muito divertido, mesmo pra que não entende nada das regras como eu! Harvard passou o jogo inteiro à frente no placar, por 6×3. No último segundididididinho, literalmente no ÚLTIMO, Dartmouth fez um touchdown e virou (9×6), ganhando o jogo.

Apesar de estar torcendo para Harvard, esse desfecho foi completamente surpreendente e tornou o jogo muito mais inesquecível! Com certeza, foi uma oportunidade única e que fez com que eu pudesse viver um pouco mais de perto a imersão de cultura que o intercâmbio oferece.

Giovanna Pedreira

Os alunos formados no Band em 2014, Giovanna Pedreira e Leonardo Pipek, estão tendo uma oportunidade única! Em um programa de intercâmbio da Faculdade de Medicina da USP e da Harvard University, os dois passarão um ano estudando em Boston. Confira o Blog dos estudantes que será atualizado toda semana!

Temas relacionados: ,
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!