Do Band a Harvard: Apple picking e aulas de português

Publicado em 24/09/19

Sejam bem vindos de volta ao Blog do Band a Harvard.

Essa semana foi dividida em experiências bem americanas e um gostinho do Brasil. Com o início das aulas nos Estados Unidos, fui convidado para fazer parte de um projeto com outros brasileiros na Medical School.

Massachusetts é conhecida pelo grande número de pessoas que falam português. Para se ter uma ideia, português é a segunda língua mais falada aqui, ultrapassando inclusive o espanhol. É nesse contexto que a Medical School proporciona para seus alunos aulas de “português médico”. Estudantes do curso de medicina e de outras áreas médicas (como saúde pública, enfermagem e odontologia) podem se inscrever no segundo semestre para ter aulas específicas para aprender português nessas situações.

A coordenadora do curso é uma médica brasileira que todo ano convida outros alunos brasileiros que estão estudando em Harvard para ajudar com as aulas. Depois da parte teórica, os alunos têm a oportunidade de treinar na prática o que aprenderam com outros brasileiros.

Além de ajudar outros alunos, treinar o inglês (sim, por incrível que pareça, é necessário um domínio do inglês para ensinar português, especialmente para os alunos que estão no começo ainda), é uma oportunidade para conhecer outras pessoas de uma forma bem descontraída e divertida. Por curiosidade, acabei ficando na parte teórica e fiquei surpreso… como o português é difícil!!!! Além de todo o vocabulário, aprender pronomes, conjugar verbos em pessoa, número, tempo… muitas dessas coisas são bem diferentes no inglês e acaba sendo bem difícil de explicar.

Depois de começar a semana com um gostinho do português, resolvi terminar a semana com uma atividade bem americana: Apple Picking.

Convidado pelo pessoal do meu laboratório, saímos sábado de manhã para ir “pegar maçãs”. Aparentemente essa é uma atividade bem comum para famílias e amigos fazerem no fim de semana. Vale ressaltar que em cada época do ano uma fruta é mais adequada para a colheita, e a maçã é uma das mais famosas.

Legenda dos tipos de maçã e a época adequada para colheita

É possível achar fazendas para Apple Picking dirigindo 1 hora de Boston, é realmente bem perto considerando toda a mudança de ambiente que tem. Passando pela rota 2 cruza os EUA em direção ao oeste, temos uma paisagem linda! E nessa época do ano, com a mudança da vegetação, é mais bonito ainda.

Paisagem da rota 2

Há diversas fazendas para Apple Picking, algumas bem famosas (e cheias) e outras mais familiares. Todos esses lugares são muito bucólicos e relaxantes. Além de propriamente pegar as maçãs, é possível desfrutar de um almoço nesses lugares incríveis.

Local da colheita de maçãs, é um lugar extremamente relaxante!


Recomendo a todos que tiverem a oportunidade de tentarem pelo menos uma vez. Pode parecer algo simples e sem graça, mas aproveitar esses pequenos momentos do ano faz toda a diferença quando se olha para o trás e pensa em tudo o que fizemos.

Até a próxima,

Leonardo Pipek

Os alunos formados no Band em 2014, Giovanna Pedreira e Leonardo Pipek, estão tendo uma oportunidade única! Em um programa de intercâmbio da Faculdade de Medicina da USP e da Harvard University, os dois passarão um ano estudando em Boston. Confira o Blog dos estudantes que será atualizado toda semana!

Temas relacionados: ,
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!