Do Band a Harvard: A loucura do fim do ano

Publicado em 19/11/19

Sejam bem-vindos de volta ao Blog do Band a Harvard!

O fim do ano vai chegando e parece que sempre é a mesma história. Provas acumulando, trabalhos para fazer, metas que foram postergadas até o último segundo…sempre uma loucura.

Esse ano eu diria que é um pouco diferente, mas nem tanto. Desde minha época no Band, sempre tenho muitas provas no final do ano. Felizmente não foi o caso dessa vez. Mas a hora de ir embora para São Paulo está cada vez mais perto e os projetos do lab estão a todo vapor.

Além da pesquisa sobre o microbioma no pulmão que comentei antes, meu orientador resolveu realizar mais dois grandes projetos antes de eu me despedir desse ano incrível de pesquisa que tive. Eu estou extremamente animado com a possibilidade de complementar ainda mais a minha pesquisa sobre a influência do zinco nas doenças e é isso que vou fazer nas minhas últimas semanas em Harvard.

O primeiro deles é para analisar a influência de um modelo de sepse. Para isso, nós vamos pegar os animais que estão divididos em grupos com uma dieta normal de zinco e outra deficiente. Eles irão receber uma dose terapêutica de zinco 24 horas antes da exposição à endotoxina (que simula um modelo sepse). Depois, assim como nos experimentos anteriores, nós vamos medir qual foi a distribuição e concentração de zinco em cada um dos órgãos.

Nós colocamos LPS (endotoxina) no nebulizador que irá criar um ambiente com LPS no ar para os camundongos.

Além disso, nós também vamos realizar um estudo piloto para analisar o zinco em camundongos que foram submetidos à ventilação mecânica. Os animais são anestesiados e depois colocamos eles em uma máquina chamada FlexiVent que realiza a ventilação semelhante ao que acontece em uma UTI. Eles são monitorados por 8 horas, realizando anestesia e reposição de fluidos a cada 30 minutos (quando necessário). Há algumas semanas nós fizemos um teste para verificar se o equipamento estava funcionando e colocamos alguns camundongos que estavam há muito tempo em uma dieta com restrição de zinco. Por eles estarem muito doentes, tivemos alguns problemas durante o experimento e alguns deles não sobreviveram até o final. Testamos depois com animais normais e deu certo. Agora precisamos ver se os camundongos com o tempo certo de dieta vão sobreviver também.

Modelo de ventilação mecânica nos camundongos.

Certamente as próximas semanas serão bem corridas. Vale lembrar que no mundo da pesquisa não adianta só realizar os experimentos, o mais importante é a forma como interpretamos e mostramos os resultados. E essa é a parte mais difícil.

E não é só no lab que muitas coisas estão acontecendo…, mas isso fica para o próximo post.

Até a próxima,

Leonardo Pipek

Os alunos formados no Band em 2014, Giovanna Pedreira e Leonardo Pipek, estão tendo uma oportunidade única! Em um programa de intercâmbio da Faculdade de Medicina da USP e da Harvard University, os dois passarão um ano estudando em Boston. Confira o Blog dos estudantes que será atualizado toda semana!

Temas relacionados: ,
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!